Desde 2011 quando foi iniciada e interrompida a construção, ficaram apenas as fundações e a promessa de construção.
O Shopping Popular é uma das obras enigmáticas de Macapá. Iniciada em 2011 para abrigar os negócios daqueles empreendedores individuais que foram retirados das calçadas das Ruas Cândido Mendes e São José, e das avenidas do trecho compreendido entre as duas ruas.
Com a demora os empreendedores foram colocados no meio da rua Antônio Coelho de Carvalho entre são José e Tiradentes, sob protestos dos comerciantes daquela área, com a promessa de em um ano se mudarem para o Shopping Popular que apenas agora, em 2020 foi retomado e deixado pelo prefeito anterior para o prefeito atual concluir.
No projeto atual estão previstos a construção de 141 unidades comerciais. Os espaços serão divididos em dois pavimentos, e local conta ainda com praça de alimentação, banheiros, estacionamento próprio, plataforma de acessibilidade, bicicletário e ciclofaixa.
Emanoel Bentes, atual secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, afirma que os trabalhos estão avançados e que o Shopping Popular vai proporcionar um visual renovado ao centro da cidade.
“O novo empreendimento vai possibilitar melhor qualidade de vida aos empreendedores e à população, que vai dispor de um espaço de excelência”, explicou.
A construção no novo espaço é resultado de recursos federais, no valor de R$3.720.156,00.

O Shopping Popular é uma das obras enigmáticas que forma com o Canal da Mendonça Júnior, o trapiche da Rampa 2 do Santa Inês e com a Cora de Carvalho um grupo de obras necessárias e que estavam abandonadas e que foram retomadas em 2020.