Ao todo 1.055 profissionais da saúde, entre assistência e serviços terceirizados de limpeza, maqueiros, nutrição e outros receberão a primeira dose da Coronavac até sábado, 23.
Começou na quarta-feira, dia 20 de janeiro, a vacinação dos profissionais do Centro Covid HU – instalado no prédio do Hospital Universitário, em Macapá. Ao todo 1.055 profissionais da saúde, entre assistência e serviços terceirizados de limpeza, maqueiros, nutrição e outros receberão a primeira dose da Coronavac até sábado, dia 23.
Assim como em todo território nacional, nesta primeira fase da campanha de vacinação do Amapá, que começou na terça-feira, dia 19, além de idosos institucionalizados, a prioridade são os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
A expectativa da vacina era visível em cada olhar e sentimento dos profissionais que aguardavam o início da vacinação. Mônica Maciel, farmacêutica do Centro Covid HU, foi uma das primeiras a se vacinar. Bastante emocionada, agradeceu por receber a primeira dose do imunizante no dia dedicado a sua classe.
Os profissionais das terceirizadas que contribuem de forma essencial para o andamento da rotina hospitalar em funções como maqueiros, recepção, limpeza, entre outros, também começaram a ser imunizados.
O primeiro maqueiro imunizado foi um homem de 52 anos. Antes da pandemia, vivia da música e encontrou na vaga da empresa terceirizada a possibilidade de sobreviver, neste período.
O secretário de Saúde Juan Mendes, que é enfermeiro intensivista e vacinou os três primeiros profissionais, aproveitou a oportunidade para agradecer a cada profissional que se dedicaram no dia a dia para fazer um trabalho de excelência, que é salvar vidas.
O Centro Covid HU teve e tem papel fundamental na assistência prestada aos doentes com agravamento da covid-19 no Amapá.
Voltado para o atendimento clínico e de suporte avançado, a unidade ainda é referência no atendimento a pacientes pediátricos e indígenas que desenvolvem complicações do novo coronavírus.

Ao todo 1.055 profissionais da saúde receberão a primeira dose da Coronavac até o próximo sábado.