Dentre outros pontos que já poderiam ter sido destacados na gestão do município de Macapá estão as questões urgentes do transporte coletivo. Os gestores do município têm mais de 300 mil motivos para cuidar do transporte coletivo, não apenas no sentido de oferecer ruas e avenidas em condições de tráfego, mas um ambiente confiável para os usuários e proprietários. Enquanto isso continuam as reclamações contra o transporte chamado clandestino.

NOVA ESCOLA
Como parte da política de fortalecimento da educação no estado, o Governo do Amapá inaugurou na quarta-feira, dia 27, o novo prédio da Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos, que possui 175 alunos e fica na comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu, distrito do Coração, na zona rural de Macapá. A escola conta com 30 novos ambientes, entre eles, estão: quadra poliesportiva; oito salas de aula e sala de atendimento educacional especializado.

ELEIÇÕES NO SENADO
Desde o dia 25 de janeiro que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, convocou reunião preparatória para a eleição da Mesa na próxima segunda-feira, dia 1.º, às 14 h. “A Casa está preparada com todas as medidas de segurança contra a covid-19”, declarou o senador pela internet. A reunião preparatória pode ser aberta com o quórum de 14 senadores, o equivalente a um sexto da composição do Senado. Mas a votação propriamente dita só começa com a presença da maioria absoluta da Casa, que é de 41 senadores.

AÇÃO ORGANIZADA
Em avaliação recente feita pelo DEM-AP sobre o seu desempenho nas eleições municipais de 2020 no Amapá, a conclusão indicou que o partido se houve bem nas eleições e que precisa de ação organizada para as eleições de 2022, quando estarão em disputa cargos para governador e vice do Estado, uma vaga para o Senado, 8 vagas para deputado federal, 24 vagas para deputado estadual. Pela primeira vez nas eleições proporcionais para deputado federal e deputado estadual não será permitido coligação e isso exige nova organização dos partidos políticos como o DEM.

SANTANA
Resultado de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Amapá, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Cidadania e do Consumidor da Comarca de Santana, foi realizada, na quarta-feira, dia 27, uma audiência conciliatória, em que o poder público municipal assumiu o compromisso de decretar as medidas de restrição necessárias para conter avanço da Covid-19, conforme o risco identificado pelo Comitê Científico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP).

MANUTENÇÃO DO EMPREGO
O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, não espera onda de demissões em 2021. Ele disse ontem quinta-feira, dia 28 que a economia continua indo bem e que o Programa de Manutenção do Emprego e da Renda dá uma garantia provisória de emprego aos trabalhadores atingidos pela medida. O programa permitiu a suspensão temporária do contrato de trabalho e a redução de jornada e salário dos trabalhadores da iniciativa privada durante parte de 2020, em troca da manutenção do emprego por igual período. Caso contrário, a empresa precisa pagar uma multa alta ao trabalhador.