Desta vez a vacina chegou para os servidores das UPAs da Zona Norte e da Zona Sul e para mais 500 profissionais do Hcal.
A vacinação contra a covid-19 para os profissionais da saúde da rede de assistência estadual que estão na linha de frente continua. No sábado, dia 30, a imunização chegou para as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das Zona Norte e Sul e para mais 500 servidores do Hospital de Clínicas Alberto Lima.
Cerca de 800 profissionais das três unidades receberam a primeira dose de CoronaVac, do Instituto Butantan, produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Ao todo 300 profissionais foram imunizados nas duas unidades de pronto atendimento estaduais que recebem pacientes com sintomas da Covid-19. As unidades possuem leitos de suporte avançado para estabilizar pacientes e posteriormente encaminhar por regulação para o Centro Covid HU, sendo que a UPA Zona Norte tem um centro de atendimento com quatro leitos de UTI para covid-19.
O médico Jeferson Luiz de Souza Júnior, 28 anos, que há quase um ano atua na UPA Zona Sul, falou um pouco sobre a esperança em dias melhores em meio a tantos problemas vivenciados durante a pandemia.
“A grande missão que isso tudo deixa pra gente, além de gratidão por estarmos com saúde conseguindo trabalhar, é a esperança. 2020 foi um ano muito difícil, muitos adoeceram, tivemos a perda de colegas médicos, técnicos e enfermeiros, parentes, e hoje estamos podendo dar um passo adiante, na esperança em dias melhores para todos”, disse o médico.
Mais 500 profissionais do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus neste sábado, 30. Com a chegada de mais dois lotes de vacina – um de 2.800 doses da coronavac e outro de 6 mil da astrazeneca – foi possível estender o imunizante para mais trabalhadores de saúde.
A expectativa pela vacina era visível em cada olhar dos profissionais que aguardavam na fila que se formou na Quadra Poliesportiva do Corpo de Bombeiros. Fabricia Michele é enfermeira no Hcal há sete anos e disse que a vacina significa segurança de prevenção para todos.
Até o momento, o Amapá recebeu do Ministério da Saúde (MS) 39.800 doses, sendo 16 mil delas destinadas à primeira e segunda fase da população indígena. As outras 11.900 foram dividias entre os 16 municípios para a aplicação da primeira e segunda dose nos trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados.

Cerca de 800 profissionais das três unidades receberam a primeira dose de CoronaVac.