A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba foi dissolvida no primeiro dia de fevereiro deste ano, por decisão do procurador-geral da República, Augusto Aras, apesar de ele mesmo ter determinado anteriormente que o grupo continuaria trabalhando na configuração atual até outubro deste ano. As investigações até continuarão, mas bastante enfraquecidas: os procuradores serão incorporados ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF paranaense, mas apenas parte deles seguirá com os casos do petrolão.

CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) doou uma ambulância para o Centro Covid do Hospital Universitário (HU). O veículo modelo Fiat Fiorino faz parte da iniciativa Craques da Saúde, da CBF, que doou para cada estado do país ambulâncias para os hospitais públicos com maior índice de pacientes recuperados pela covid-19. A entrega simbólica ocorreu durante a partida entre Bahia e Goiás, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. O administrador do HU, Sávio Sarquis, foi quem recebeu a ambulância.

VACINAÇÃO
A operação conjunta do Ministério da Saúde (MS), através do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e do Governo do Estado, já percorreu dezenas de aldeias e vacinou 4.053 indígenas no Amapá e norte do Pará. A ação articulada com a Secretaria Nacional de Saúde Indígena (Sesai) envolve uma logística de viagens por estradas, rios e pelo ar, dada a distância e ao espalhamento das 142 aldeias indígenas que devem ser encontradas. Esta Cobertura vacinal espera vacinar, em Oiapoque: Polo Base Manga (1.563); Polo Base Kumarumã (745); Polo Base Kumenê (195). Em Pedra Branca: Polo Base Aramirã (399); Óbidos (PA), Base Missão Tirió (440); Almeirim (PA), Polo Base Mona (213) e na área urbana de Macapá (205).

SUPERFÁCIL PAROU ONTEM
O Serviço de atendimento no Superfácil foi suspenso ontem e volta a funcionar no dia 15 de fevereiro em todo o Estado. A Medida vale para os atendimentos presenciais. Após a suspensão, apenas atendimentos previamente agendados no portal de serviços do Governo serão realizados, exceto para marcação de consultas e entrega de documentos, que poderão ser realizados de forma direta nas unidades. A medida foi tomada em decorrência do decreto número 0328, de 2 de fevereiro de 2021, que tem a finalidade de reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus.

DUPLO 7 X 0
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou no começo do mês, dia 4, os recursos interpostos contra as decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) que, em 2016, aprovaram as declarações relacionadas à campanha de Davi Alcolumbre ao Senado Federal. Por votação unânime, com placar de 7 x 0, o colegiado negou o pedido de cassação do diploma de Davi. O relator do caso no TSE, ministro Edson Fachin, afirmou, durante o julgamento, que os recursos da campanha não são irregulares e por isso, não há motivo para macular o mandato do senador amapaense. Os outros seis ministros acompanharam o relator. Em mais um 7 x 0.