O passivo com obras inacabadas em Macapá e em todo o estado do Amapá se avoluma de maneira impressionante. Os governantes ignoram a necessidade de livrar as sedes municipais de obras inacabadas. Os últimos 25 anos foram caracterizados por de extremo descuido, nem mesmo os projetos estão adequados ou adaptados ao tempo atual, e haja esforço para que mude o respeito ao cronograma. As empresas afirmam que não podem ser responsabilizadas pelos atrasos e os executivos públicos não exercitam o costume de respeitá-los.

CARNAVAL

O amapaense, ao longo do tempo tem mostrado que gosta do Carnaval, desde os tempos que os compositores aproveitavam o período para apresentar críticas aproveitando a política, os costumes e a tudo que pudesse rimar e virar chiclete na hora de sair fantasiado para a rua. Isso mudou, exigiu letras mais rebuscadas e as músicas, melodia e letras, passaram a levar para a música os enredos das escolas de samba, com uma estrutura mais complexa e que nem sempre vira chiclete a não ser para o grupo carnavalesco de escola de samba ou bloco de animação.

PRÉ-SAL
No início desta semana, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) noticiou que recebeu um estudo científico que aponta grandes reservas de petróleo em águas ultraprofundas localizadas no litoral do Amapá, Maranhão e Pará. A estimativa é de que existam entre 20 e 30 bilhões de barris de óleo equivalente nessa região. O volume de óleo estimado é três vezes maior do que as atuais reservas provadas da Petrobrás, calculadas em 9,59 bilhões de barris de óleo equivalente.

R$ 140 MILHÕES
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) esteve, na sexta-feira (12), acompanhado do secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares, na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, em Brasília. A união de esforços, liderada pelo senador Davi Alcolumbre e pelo governador Waldez Góes, resultou em mais um grande avanço para o estado, desta vez para uma etapa importante do plano rodoviário estadual com a liberação dos recursos necessários para a continuidade do plano rodoviário.

ENTREGA DE MEDALHAS
O TRE Amapá realizou, na quarta-feira (10), a Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral. Na mesma data se comemorou também o aniversário de 29 anos da instalação da Justiça Eleitoral no Amapá. A solenidade aconteceu virtualmente por meio de reunião na plataforma Zoom. A reunião foi transmitida ao vivo e ainda está disponível no canal do TRE-AP no YouTube.

APOSENTADORIA
A reforma da Previdência, que entrou em vigor em novembro de 2019, traz sete regras de transição para quem já está no mercado de trabalho, sendo cinco alternativas para os trabalhadores da iniciativa privada e duas para os servidores públicos federais. Mas parte dessas regras fica mais rígida a cada ano, mudando as exigências. É o caso da regra de transição do sistema de pontos, em que o trabalhador precisa atingir determinada pontuação para poder se aposentar. Os pontos são atingidos somando idade e tempo de contribuição.