Com o título de Carta Aberta aos cidadãos e empresários de Macapá e a informação de que se trata de uma adaptação de um texto, distribuído nacionalmente, com o exato propósito de apontar as dificuldades que os empreendedores estão passando em Macapá, capital do Estado do Amapá. A recomendação é para que “divulgue em seus contados, vamos fazer rodar o Brasil, pode ser o começo de um grande levante, temos que ter dignidade de levar nossos sustentos para nossas famílias e isso só se faz com trabalho e ação”. O resultado prático não conseguiu medir o tamanho do problema no Amapá.

USINA PRODUTORA DE OXIGÊNIO
Uma usina produtora de oxigênio hospitalar, com capacidade de gerar 20 metros cúbicos de oxigênio por hora, desembarcou na segunda-feira, dia 15 de março, no município de Oiapoque. Junto com a usina, uma equipe do governo do estado também levou novos testes de Covid-19 e técnicos que farão a manutenção do equipamento de raio-x do Hospital Estadual. No sábado, o município de Laranjal do Jari já havia recebido uma usina de oxigênio.

DIA DO PADROEIRO DE MACAPÁ
A Diocese de Macapá realiza hoje as celebrações de encerramento em honra a São José, padroeiro de Macapá. Com o tema “São José, protegei-nos com coração de pai”, a tradicional celebração ao padroeiro da capital terá missas, pequenas peregrinações e reflexões, todas seguindo as medidas restritivas contra a Covid-19. Neste ano, a programação tem o incentivo especial da convocação do “Ano de São José” feita pelo Papa Francisco. A iniciativa busca homenagear os 150 anos da proclamação do padroeiro como guardião universal da Igreja Católica.

BR-156
Em audiência virtual realizada no final da tarde do dia 16, parlamentares do Amapá reuniram-se com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), general Antônio Leite dos Santos Filho, para uma retrospectiva das ações já implementadas bem como para traçar um plano de trabalho para retomar a construção da BR 156, uma obra que é fundamental para o Amapá e que, contraditoriamente, é uma das mais antigas em execução no país.

PLANO DE ANÁLISE DO TRE
Os novos dirigentes do TRE-AP, Des. Presidente Gilberto de Paula Pinheiro e o Desembargador vice-presidente e corregedor, João Guilherme Lages Mendes, reuniram-se com o titular da Assessoria de Planejamento (ASPLAN), Claudio Xavier, para apresentar o Plano de Análise de Estratégia para o período de 2021 a 2026. A sistemática do Plano de Análise consiste em um conjunto de práticas gerenciais voltadas para a obtenção de resultados e condutas organizacionais a fim de atender às expectativas dos cidadãos em relação aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

PILOTO DE AVIÃO: 36 DIAS NA MATA
O piloto paraense Antônio Sena, de 36 anos, passou 36 dias desaparecido após um acidente de avião até ser resgatado no começo deste mês. As equipes de resgate já tinham desistido de encontrá-lo, quando ele foi ajudado por coletores de castanha no meio da mata. Ele estava com 26 quilos a menos, mas com uma bagagem de superação. Antônio desapareceu no dia 28 de janeiro, quando seu avião caiu em uma área de floresta perto do rio Paru, próximo à divisa do Amapá com o Pará. Ele caminhou por 32 dias até encontrar o acampamento de um grupo de coletores de castanha, que lhe deram alimento e pediram socorro por meio de um rádio amador.