Por Fernando França

No início da semana, aproveitando o mês dedicado as mulheres, o IBGE montou um mapa sobre os indicadores sociais das mulheres no Brasil, e os dados no Amapá mostram números históricos sobre a desigualdade de gêneros, com pequenos avanços, mais importantes do ponto de vista das conquistas sociais, como escolaridade e ganho de renda. A compilação feita pelo Instituto, traz à tona a anatomia social em números sobre a participação feminina na sociedade. Os dados são de 2019.

O quadro apresentado sobre desocupação feminina é pior do país, e pode estar diretamente ligada a pandemia, chegando ao percentual de 20,8 pontos, enquanto a desocupação dos homens é de 12,5%. No cenário amapaenses, a desocupação das mulheres no Amapá é 66,4% maior que a dos homens.

Se por um lado a desigualdade mostra que o Amapá bateu recorde de desocupação, nos dados sobre rendimentos mostram-se favoráveis ao universo feminino, cuja diferença de renda entre gêneros é a menor entre todos os estados. Enquanto o salário médio mensal dos homens era de R$ 1.921, o das mulheres era de R$ 1.892, ou seja, no Amapá, as mulheres receberam 98,5% do rendimento dos homens.

Essa conquista, ainda que desigual, pode ser reflexo de outro dado importante sobre conhecimento técnico/acadêmico. No universo de idade de 25 anos ou mais, 19,4% das mulheres tinham nível superior completo em 2019, contra apenas 15,1% dos homens. E essa proporção é cada vez maior, mesmo que lenta. Ou seja, é um mais um avanço significativo que poderia ser absorvido no mercado de trabalho não fosse o preconceito.

Mesmo mais instruídas que os homens, a desocupação entre as mulheres refletiu nos dados sobre cuidados e/ou afazeres domésticos. Em 2019, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos 43,7% a mais do tempo que os homens: 17,1 horas contra 11,9 horas semanais, embora o Amapá apresenta a menor desigualdade (5,3 horas) entre as Unidades da Federação nesse item.

A radiografia sobre desigualdade de gênero revelada pelo IBGE, vem mostrando muito mais do que renda e ocupação, traça quadros sobre esperança de vida, casamentos, ocupação de cargos, violência doméstica, e estão disponíveis no endereço abaixo:

https://telegra.ph/Estat%C3%ADsticas-de-G%C3%AAnero-taxa-de-desocupa%C3%A7%C3%A3o-das-mulheres-no-Amap%C3%A1-%C3%A9-664-maior-que-a-dos-homens-03-07