Diante da crise de saúde por conta da pandemia da covid19, tanto a Federação do Comércio quanto o Ministério Público estão sugerindo ao governo estadual medidas para compensar a paralização das atividades econômicas não essenciais, como definiu o decreto que instituiu o lockdown desde a quinta-feira, 18.

A Fecomécio se posiciona contrária ao fechamento total das atividades econômica não essenciais e propõe a abertura escalonada do setor, com horários de funcionamento para cada atividade, como restaurantes, shopping centers, galerias, salões de beleza e outros, para evitar aumento drástico no índices do desemprego.

“Reconhecemos o aumento do contágio, das novas variantes que circulam entre nós, a insuficiência de leitos e o lento processo de vacinação. Reafirmamos que o comércio organizado vem cumprindo os protocolos e não pode ser sacrificado por aqueles que cometem atos irresponsáveis contra a saúde pública”, disse o presidente da Fecomécio, Eliezir Viterbino.

Por outro lado, MP defende o lockdown, mas propõe medidas compensatórias para esse setor afim de salvaguardar empregos. Entre as medidas, estão a instituição de um programa de ações e auxílios á empresas, suspenção de prazos de tributos estaduais e municipais, compensações fiscais, Refis para débitos, linhas de créditos pelas agências de fomentos do Estado e abertura de novos leitos clínicos e e de UTI.

O decreto do governo instituindo o lockdown segue até a próxima quarta-feira, 24, quando o comitê de operações de emergência em saúde pública vai avaliar o avanço do contágio no Amapá. Por enquanto, o quadro segue na faixa ROXA, ou seja, alto risco de contágio e a beira de colapso na rede pública e privada de saúde. Se nos próximos dois dias o quadro permanecer no mesmo patamar (ROXO), o governo estadual deverá manter o lockdown por mais sete dias.

Veja a proposta da Fecomécio para o funcionamento de seguimentos do setor econômico**

• 6h às 20h – atividades esportivas;
• 6h às 20h – atividades essenciais
• 7h às 21h – restaurantes e similares
• 8h às 16h – serviços
• 9h às 17h – lojistas
• 10h às 18h – atividade de beleza e instituições financeiras
• 10h às 20h – shopping center e galerias

Fecomercio e MP sugerem medidas para manter empregos durante lockdown