Fernando França

Os dados sobre o lockdown iniciado na última quinta-feira, 18, apontam que os índices de isolamento social estão abaixo dos 50% no Amapá, conforme mostram os gráficos divulgados pelo governo estadual. Nos últimos quatro dias, o pico do isolamento social em Macapá ocorreu no domingo, 21, cujo índice foi de 48%.

No município de Santana, localizado a cerca de 17 km da capital, o mapa do isolamento também apontou que os índices estão longe dos 50%. O ponto alto foi igualmente no domingo, chegando a 47%.

Os gráficos mostram uma comparação com o lockdown decretado ano passado e mostram uma diferença com média de dez pontos percentuais para menos em 2021. No patamar abaixo de 50%, o isolamento social pode resultar na manutenção do alto índice de contágio, obrigando o governo do estado a estender o lockdown.

Até ontem, segundo o secretário estadual da saúde, Juan Mendes, mais de 15 pacientes estavam internados em UBSs esperando por vagas de UTI na rede pública estadual. Ainda segundo Mendes, a cada quatro internações de paciente com covid19, três necessitam de tratamento intensivo. Outro dado preocupante é sobre a faixa etária dos pacientes. O número de jovens entre 0 e 29 anos é cada vez maior e já representam 31% das internações em UTI.