Fernando França

Há exatos 318 dias do primeiro locadown total instituído no Amapa, os novos decretos estaduais e municipais que impõem regras mais rígidas de isolamento social para conter a segunda onda de contágio da Covid19, foram publicados no fim da manhã dessa quinta-feira, 25, e volta impor o endurecimento para reprimir e reduzir a circulação de pessoas, desta vez sem a objeção da prefeitura de Macapá, como ocorreu há uma semana, cujos decretos assinados pelo prefeito Furlan ignoraram normas estaduais.

Os novos decretos, além de regular o funcionamento das atividades econômicas – lojas, supermercados, atacadões, miniboxs, feiras e outros serviços, fecha totalmente a cidade no fim de semana, incluindo igrejas e supermercados.

A medida foi uma decisão alinhada a partir de um encontro determinante ocorrido nessa quarta-feira, 24, coordenado pela procuradora de justiça do ministério público, Ivana Cei, e envolvendo o governador Waldez Góes e o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, o qual se comprometeu a seguir as regras estaduais.

Vejam como ficam os serviços

Entre as novidades, está o rodízio de veículos. Carros cujas placas finalizam em número ímpar circularão em dias ímpares, e os veículos com placa de final par rodam em dias pares. Os decretos impõem ainda alternância de atendimento presencial em atividades econômicas do setor de gêneros alimentícios.

Nos próximos dois dias (25 e 26), supoermercados e miniboxs se alternam no atendimento presencial. Supermercados e atacarejos terão o atendimento presencial no horário de 7h as 13h. Já miniboxs e similares poderão atender seus clientes entre as 14 e 20h.

Apesar de flexibilizar o atendimento presencial de algumas atividades econômicas, os decretos impõem o lockdown total no sábado e no domingo, quando todas as atividades econômicas proibidas, com exceção de algumas atividades fundamentais na pandemia, como postos de combustíveis, vendas de gás, água, farmácias. Na segunda-feira, 29, serviços no setor de alimentos serão retomados de forma alternada novamente.

A venda de bebidas alcóolicas fica ainda mais restrita conforme a Lei seca estabelecida, proibindo a venda de bebidas em supermercados, miniboxs e distribuidoras. O toque de recolher também fica mais severo, das 20h as 6h, podendo circular nesse horário somente quem procura serviços médios ou de quem está saindo ou entrando em seus empregos.

As academias de ginástica, cujo funcionamento foi ponto de divergências entre o Governo estadual e o prefeito Antônio Furlan nos decretos anteriores, viraram consenso e vão paralisar suas atividades a partir de sábado, e só reabrem após o fim dos decretos. Igrejas e templos de oração vão fechar no fim de semana e voltar a reabrir na segunda, no horário das 06 as 20h, com 50% apenas da lotação normal.
Hoje completa exatamente 318 dias em que o Estado decretou lockdown total em todos os municípios. O primeiro foi instituído em 15 de maio de 2020, durante a primeira onda do contágio pelo coronavírus no Amapá. Há um ano a população vem enfrentando os altos e baixos da pandemia.

Rodízio de veículos e barreiras para manter o isolamento social