Ainda promete intensificar a fiscalização para garantir o cumprimento do rodízio de veículos alegando lockdown.
Os decretos governamentais determinam que nos dias pares do mês, fica permitida a circulação de veículos com placas de final zero, número par e carros novos que ainda não tenham registro de licenciamento (sem placa).
Em dias ímpares, placas com final de número ímpar.
Quem se enquadra em serviço essencial tem livre circulação, como entregadores de deliverys, táxis, mototáxis e motoristas de aplicativo. Já para os trabalhadores que necessitem circular diariamente, cabe ao empregador expedir uma declaração.
Em cumprimento ao decreto municipal N°2.516/21-PMM, que estabelece o rodízio de veículos para diminuir a circulação de carros na capital, os órgãos de inspeção e policiamento da Prefeitura Municipal de Macapá iniciaram na sexta-feira, 26, as fiscalizações das medidas restritivas.
A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (SEMHOU) fazem parte da operação realizada em conjunto com a Polícia Militar do Amapá.
A operação conjunta tem como objetivo não somente fiscalizar o cumprimento dos decretos, mas também informar a população sobre como funcionará a circulação na capital. As ações são realizadas em diversos pontos da cidade, nos locais públicos e nos transportes coletivos.
Os ônibus devem obedecer às regras sanitárias, que determinam a todos os usuários, motoristas e cobradores o uso de máscara e utilização de álcool a 70%. O objetivo das medidas é reduzir a circulação de pessoas e a proliferação de contágio do novo coronavírus.
Para o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, é fundamental que a população obedeça aos decretos para que, dessa forma, a doença seja controlada. “As barreiras serão realizadas todos os dias, incluindo sábado e domingo. É de extrema necessidade que a população respeite as restrições,” afirmou o diretor-presidente.

As equipes da prefeitura e do governo do estado farão a fiscalização das placas e dos condutores.