Fernando França

A Polícia Federal (PF) desencadeou na manhã dessa quinta-feira, 25, mais uma operação para combater fraudes em processos de licenciamentos para favorecer madeireiros. Foram cumpridos em Macapá oito mandatos de prisão de servidores do Ibama e da secretaria estadual de meio ambiente (SEMA).

Intitulada “Endrômina”, a operação investiga a participação de servidores dos dois órgãos nos esquemas de liberação de áreas para exploração madeireira no Amapá. Segundo a PF, os servidores além de beneficiarem os empresários, também os orientavam de como se defender nos processos em que eram autuados por alguma irregularidade.

Para tentar disfarçar a manipulação dos processos ambientais e darem veracidade a documentos oficiais, os servidores falsificavam autos de infração. Em troca dos benefícios, os servidores recebiam propinas. O esquema das propinas funcionava nde forma amadoras, uma vez que os comprovantes de transferência bancária eram entregues pessoalmente aos servidores envolvidos no esquema.

A ação da PF contou com a participação de trinta agentes federais. Vale lembrar que a peração “Endrômina” – cujo significado que dizer artimanha, armadilha, é um desdobramento da operação “Usurpação”, deflagrada em agosto do ano passado, que investigou a venda ilegal de madeira no Amapá.

Ainda segundo a PF, os envolvidos vão responder por associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, tráfico de influência, falsidade ideológica e criação de obstáculo para a fiscalização ambiental.

Policiais no momento do cumprimento de dos mandados de prisão