Por Fernando França

O agravamento da pandemia no Amapá nas últimas semanas, com a possibilidade inclusive da decretação de lockdown, segundo o governador Waldez Góes, trouxe a tona o conflito entre o Estado e o Município de Macapá no que tange as ações de combate a segunda onda de transmissão do novo coronavírus que tomou proporções alarmantes nas últimas semanas.

Após a secretária municipal de saúde, Karlene Aguiar Lamberg, afirmar a imprensa haver paciente em UBS precisando de leito, foi a vez do secretário de comunicação do governo estadual, Gilberto Ubaiara, usar o twitter para responsabilizar o prefeito de Macapá, o médico Antonio Furlan, por impactos no sistema estadual de saúde.

“Não adianta a secretária de saúde do município de Macapá ir para a imprensa falar que tem paciente em UBS precisando de leito. Quem liberou geral abrindo inclusive escolas foi a gestão que ela faz parte, o que ocasiona o impacto no sistema agora” (sic), escreveu Ubaiara.

Contrariando decretos e recomendações do Ministério Público, Antônio Furlan tomou medidas que facilitam a aglomeração e, consequentemente, o contágio, como a liberação de aulas presenciais em escolas particulares. Furlan também relaxou e estendeu o horário de funcionamentos de bares e restaurantes.

O twitter do secretário viralizou nas redes sociais e casou uma chuva de reações contrárias ao prefeito da capital. “Faltou gerenciamento e gestão. Agora o resultado é o caos. A PMM não pode liberar aulas presenciais neste momento. Será o caos. Meu Jesus Cristo. Sou professor. Só vou dar aulas quando eu for vacinado”, reagiu um internauta.

“Infelizmente a prefeitura não quis seguir o plano estabelecido pelo estado e sofre as consequências. Lamentável um prefeito que é médico, tomando esse tipo de postura em momento tão delicado o qual vivemos”, escreveu outra internauta.

“Além de incentivar o descumprimento das regras de saúde e preservação da vida, não fiscaliza. Não fiscaliza o cumprimento dos seus próprios decretos”, respondeu outra uma militante do twitter, entre as várias reações causadas pela mensagem.

O twitter do secretário viralizou nas redes sociais e casou uma chuva de reações contrárias ao prefeito da capital.