É um mistério. Desde muito tempo que entra prefeito, sai prefeito e não é realizada a licitação para definição de rotas, linhas, qualidade do serviço e o preço da passagem. Logo na chegada os prefeitos anunciam que vão regularizar a situação, lançando editais de licitação para o transporte. O tempo passa e nada é resolvido ou regularizado. A reclamação e a fiscalização ganham manchetes e notícias todos os meses, mas contra “clandestinos”. Afinal, quem não é clandestino?

Trapiche Eliezer Levy
Desde 2011, quando recebeu a última reforma e uma inexplicável antena na parte mais avançada do trapiche, que aquele ambiente público e de grande apelo turístico, ficou fechado. Nenhuma secretaria de governo se propõe a administrar aquele logradouro. A população reclama demais e muitos já nem acreditam na versão dos administradores dizendo que vão recuperá-lo. Recuperar o quê? O ônibus fantasma, os trilhos que não servem para nada… As informações não indicam ativação do local.

Canal da Mendonça Júnior
O canal da Avenida Mendonça Júnior é outro problema. Era o canal que mais contribuía na coleta de águas pluviais, com mureta de contenção, guarda-corpo de tubos de aço, calçamento em todo a sua extensão, captação lateral das águas da chuva, recebimento das águas da galeria da Rua Tiradentes. Sem nenhuma explicação foram derrubadas as muretas, o guarda-corpo de tubos desapareceu, as calçadas de proteção em toda a extensão do canal foram arrancadas com a arborização. O que restou foi um local destruído na superestrutura e o que foi feito, absolutamente nada.

Maré de Março
Todo mundo sabe que vai ter maré alta em março, mesmo assim, quando aquelas marés chegam parecem surpreender a esse mesmo pessoal. Não há uma orientação para que sejam evitados afogamentos, perda de pessoas por descarga elétrica, perda de bens como geladeiras e outros eletrodomésticos e outros bens como cama, raques e outros mais. Orientações diretas aos moradores em área de risco poderiam evitar esses verdadeiros desastres para as famílias atingidas. Basta antecipar-se aos fatos. E isso está claramente possível!

BR-156
A BR-156 é a rodovia federal com mais tempo em construção em todo o Brasil, e, este ano, outra vez, volta a ter problema e não ter as condições de trafegabilidade necessárias, trazendo problemas para a economia e afetando as pessoas e o desenvolvimento local. Lamentavelmente essa rodovia fica no Amapá. As empresas têm se mostrado incapazes de cumprir os contratos que assinam e as ordens de serviço que recebem. Esse é o mistério. Enquanto se revelam razões reais.

Educação
Apesar de vir ao longo dos últimos anos dispondo e consumindo a maior parcela dos orçamentos, a educação no Amapá não avança e, a passos de tartaruga são recuperados os prédios e raramente atualizado o sistema. Veio a pandemia e a ordem imediata foi paralisar as aulas e, consequentemente, alunos, professores e administradores irem para casa. Um ano depois nota-se que o tempo do recesso forçado não foi aproveitado para atualizar o modo de administrar as escolas e de dar aula.