Fernando França

Um áudio atribuído a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, onde cobra taxa para o fundo partidário, está circulando nas redes sociais e criando mal-estar entre ocupantes de cargos comissionados indicados pelo MDB, partido da vice-prefeita.

Mônica Penha foi indicada pelo ex-senador e dirigente do partido, Gilvan Borges, para compor a chapa com o médico Antônio Furlan, do partido Cidadania, nas eleições de 2020. O que vem chamando a atenção do áudio compartilhado em diversos grupos de redes sociais é a forma incisiva como a cobrança é feita.

“Ô pessoal, boa tarde. Olha, os senhores que ainda não deu o dinheiro do crachá, da camisa e da taxa partidária por gentileza até amanhã, e quem vai cobrar sou eu. Por gentileza, eu tô precisando, tá bom?”, revela o áudio.

Segundo fontes ligadas a própria vice-prefeita, a cobrança é direcionada para ocupantes de cargos comissionados da prefeitura de Macapá e que foram indicados pelo MDB. Mas isso não fica claro no áudio.

Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é inconstitucional o desconto em folha de pagamento de qualquer contribuição partidária, o chamado “dízimo”, ficando a cargo de filiados contribuírem voluntariamente com suas agremiações.

Áudio com cobrança do chamado “dízimo partidário” é atribuído a vice-prefeita, Mônica Penha