Depois de viabilizar quatro milhões de reais em emendas parlamentares e a Prefeitura Municipal de Macapá, ainda na gestão Clécio Luís garantir a contrapartida do Tesouro Municipal, o Shopping Popular, situado na Rua São José, entre as avenidas Henrique Galúcio e Ataíde Teive, entra na fase final da obra. Os feirantes que trabalhavam no local foram transferidos para o “L” formado pela Avenida Ataíde Teive e a Rua São José, no mesmo perímetro onde está localizado o shopping. Esta semana o senador Davi e o atual prefeito Antônio Furlan estiveram no local e gostaram do que viram.

BUSCA REFORÇADA EM CALÇOENE
Hoje está completando 14 dias de buscas pelos adolescentes: Renato Siqueira de Jesus, de 13 anos, e Fabrício Oliveira Barbosa, de 14 anos, desaparecidos há mais de 14 dias, nas matas de Calçoene. A mobilização é uma das maiores operações de resgate dentre as já ocorridas no Estado e conta, simultaneamente, com mais de 50 agentes das esferas federal, estadual e municipal. As buscas são feitas em mata fechada, nas margens dos rios, além de investigar a ocorrência de crime.

AUMENTO DO IPTU
Os moradores de Macapá foram surpreendidos com o aumento no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU em percentuais que chegam a 300%. Em tempo de pandemia, a insensibilidade dos vereadores, que aprovaram o aumento, e do prefeito que mandou a mensagem para a Câmara, salta aos olhos. Há uma grita geral, inclusive já tendo alguns vereadores que perderam, no voto, o aumento, prometem retroceder a medida nem que tenha que se valer da Justiça.

PRAZO PRORROGADO
Pouco mais de 200 empresas tinham feito o cadastro de habilitação para receber o auxílio de R$ 1.500,00 oferecidos pelo Governo do Estado. O governo tem uma estimativa de que são 1.624 empreendedores que estão na lista do auxílio. As 200 empresas que fizeram o cadastro representam em torno de 13% do total. Em vista dessa constatação, o Governo prorrogou o prazo para adesão até hoje, 23 de abril.

AMPLIADA A OFERTA DO AUXÍLIO
No dia 18 de abril o Governo do Estado propôs ampliar a rede para o atendimento de auxílio para os empreendedores do lazer, eventos e turismo. Nascido com o objetivo de atendimento ao setor de alimentação, está ampliação alcança mais 3 setores da economia local que teriam sido igualmente afetados. Dessa forma o auxílio emergencial de R$ 1.500 pagos a donos de bares, restaurantes, lanchonetes e transportadores escolares, agora também beneficiará empreendedores do setor de agências de turismo e empresas do segmento de eventos.

NOVO PROGRAMA
O governo do Amapá e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os prefeitos dos 16 municípios amapaenses, assinaram o termo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do serviço de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário. O evento, que contou com a presença do senador Davi Alcolumbre, simboliza um marco para o Amapá, como o primeiro estado brasileiro a realizar uma concessão que engloba todos os municípios.