Fernando França

O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá exclusivas para atender pacientes com Covid19 vem se agravando a cada dia com denúncias sobre a falta de insumos, remédios e alimentação. A reclamação de familiares de pacientes internados nessas Unidades foi constada ontem à noite pelo vereador Dudu Tavares (PDT) que, em visita a postos de saúde, confirmou o que vem sendo denunciados pelas redes sociais.

O parlamentar gravou um vídeo nas dependências do Centro Covid Santa Inês, localizado na orla de Macapá, no centro da cidade, onde conversou com servidores da saúde e familiares de pacientes. Segundo o vereador, faltam principalmente remédios para tratamento das sequelas de Covid e alimentação para os pacientes.

“Entendemos a falta de medicamento que faltam nacionalmente, mas essa questão de alimentos precisa ser resolvida senhor prefeito”, cobrou Dudu Tavares. “Se esses medicamentos são comprados pelos usuários na rede municipal de saúde é porque existem na rede privada, e o prefeito tem que dá um jeito nisso”, reforçou o parlamentar, dizendo o Município precisa urgente adquirir esses medicamentos nas farmácias para manter o atendimento nas UBSs.

Tavares também informou que a alimentação dos pacientes está sendo fornecida pelos próprios familiares. “Se tem alimentação para os servidores, o município também tem que fornecer para os pacientes internados”, reagiu, informado que tais denúncias serão levadas para o ministério da Justiça, onde terá audiência nos próximos dias com o ministro Marcelo Queiroga.

Procurado pelo Aqui Amapá, o vereador Dudu Tavares disse ter encaminhado na manhã dessa quinta-feira, 1, ofício ao prefeito Antônio Furlan, pedindo providências urgentes. A assessoria de imprensa da prefeitura também foi procurada para se pronunciar sobre as denúncias, mas até o fechamento dessa edição não houve retorno.

Segundo vereador de Macapá, no Centro Covid Santa Inês faltam remédios e comida para internados.