O governador do Estado assinou no sábado, dia 10/04, novo decreto que flexibiliza algumas atividades.
O governador do Estado assinou, sábado, dia 10 de abril, decreto que entrou em vigor na segunda-feira, 12/04, com novas medidas de proteção à vida, com base em dados do relatório epidemiológico apresentado pelas autoridades sanitárias.
Os dados apresentados no relatório apontam redução no ritmo de transmissão que está em 1.03, que chegou a estar em 1,14 no dia 25 de março, ou seja, antes do lockdown. O surgimento de novos casos também apresentou uma redução de 35,5% nas últimas semanas, o que mostra que as medidas adotadas foram responsáveis para evitar novos casos de covid-19 no Estado.
Além disso, as medidas também ajudaram a reduzir em 13,94% o número de internações. Porém, o número de óbitos durante este período teve um aumentou de 28%/dia. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, esse aumento aconteceu devido ao agravamento da saúde das pessoas que estavam internadas antes do lockdown e que não resistiram às complicações vindo a óbito. Nas próximas semanas, esse número tende a cair devido à redução no úmero de internações.

Demais atividades
Ficou mantido o atendimento presencial em supermercados, atacarejos, miniboxs e mercantis das 7h às 20h, uma pessoa por família, sendo vedada a venda de bebida alcoólica e o consumo de alimentos em lanchonetes, cafés e restaurantes instalados nesses estabelecimentos.
Por outro lado, o toque de recolher das 21h às 5h permanece, assim como a Lei Seca, que veda o consumo de bebida alcoólica durante todo o período.
Orienta também, para que permaneçam fechados bares, boates, casas de show, teatros, casas de espetáculos, centros culturais e cinemas; atividades de lazer em clubes e balneários públicos e privados.

O toque de recolher das 21h às 5h permanece assim como a Lei Seca, que veda o consumo de bebida alcoólica durante o período.