Josiel Alcolumbre

O tempo é o espelho das realizações. Não há outra forma mais eficiente para retratar o resultado atual e o que pode ser previsto para o futuro próximo e para todo o mandato de um prefeito.
Desde a apresentação do plano de governo do atual prefeito de Macapá, ele mostrava-se frágil, feito por quem não tinha qualquer pré-habilidade que o apresentasse como o mais indicado para governar o município de Macapá.
Desde a definição das promessas em áreas específicas, o plano apresentado pelo prefeito não tinha sustentação técnica ou prática a partir da importante informação de que “de saúde eu entendo”, o mote de sua campanha, sem explicar se era de saúde econômica de específicas empresas de saúde que estava falando, ou saúde pública, aquela para qual seria uma de suas atribuições.
Agora, completados 100 dias da sua administração, é hora de fazer o primeiro balanço dos resultados das promessas e medir como está a relação entre o que prometeu e o que fez. Uma avaliação que pode ser feita por qualquer um com endereço em Macapá, e chegar à conclusão sobre os primeiros 100 dias do mandato do atual prefeito.
A demagogia é uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas à conquista do poder político e ou outras vantagens correlacionadas. É a manipulação do povo com vistas ao poder político.
Os antônimos, aqueles que atuam no outro extremo, têm como principais atributos a honra, a verdade e a sinceridade.
As realizações prometidas não são percebidas nestes primeiros cem dias, mas são escassas, ou seja, decorridos quase 7% do mandato ainda não se tem qualquer indicação da execução do plano, muito embora nos 3 meses e 10 dias já tenha sido executado mais de 1/4 do Orçamento Municipal de 2021, mais de R$ 1,2 bilhões ou mais de R$ 300 milhões.
Algumas promessas factíveis nestes primeiros 100 dias de governo: criação de, pelo menos, 555 empregos prometidos, 500 vagas de emprego para jovens universitários na rede pública de ensino, concurso de provas e títulos para agentes de endemia e agentes comunitários de saúde, criar programa de transferência e complementação de renda da população abaixo da linha de pobreza, implantar o armazém do povo, construir três creches por ano, inaugurar quatro piscinas olímpicas cobertas, adequar trajeto de ônibus para circular pela Cândido Mendes, estão entre as 46 promessas feitas pelo prefeito.