Emoção no HCAL: quatro crianças, de 7, 8, 9 e 13 anos de idade começaram a enxergar a vida

Um dia para entrar na história do Amapá e uma cirurgia que revolucionou a vida de quatro crianças, que nasceram com catarata congênita, e, na manhã deste domingo (25), foram operadas no Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL), em Macapá, através do programa “Mais Visão”, idealizado pelo senador Davi Alcolumbre e viabilizado com emenda parlamentar de sua autoria, com contrapartida e gestão do governo do estado em parceria com os Capuchinhos.

*Antônio, *Bruna, *Guilherme e
*Marcela são quatro crianças, de 7, 8, 9 e 13 anos, de famílias diferentes, que nasceram com um problema em comum: a catarata congênita. Conhecida como uma doença que costuma afetar os idosos, a catarata também pode ocorrer em bebês, sendo, inclusive, uma das principais causas de cegueira na infância.

Somente uma criança tinha alguma percepção de luz

Segundo Luciano Goulart, coordenador do programa “Mais Visão”, a catarata congênita pode ser parcial ou total, mas afeta diretamente a visão, causando falta de nitidez, visão amarelada, formação de halos em locais de alta luminosidade e o aparecimento de um ponto ou mancha esbranquiçada nos olhos.

“No caso específico das crianças operadas neste domingo apenas uma delas tinha alguma PL (percepção de luz). As outras, nem isso”, explica o médico.

Luciano Goulart também conta que “em casos mais simples, a catarata congênita exige apenas acompanhamento médico constante e utilização de remédios e colírios indicados”.

“Já em estágios mais avançados, como no caso dessas crianças, é necessária a realização de um procedimento cirúrgico, que foi realizado hoje, pela primeira vez aqui no Amapá, que substitui o cristalino por uma lente intraocular”, explicou à reportagem.

No Amapá, mesmo com os cuidados extras em tempos de pandemia, o programa “Mais Visão” já realizou mais de 16 mil cirurgias de catarata e mais de 70 mil procedimentos.

Brasil tem poucos estados que realizam a cirurgia

No Brasil, existem poucos centros de referência na rede pública de saúde com especialistas em oftalmologia pediátrica capazes de realizar essas cirurgias, até porque o número de casos de catarata congênita no Brasil é modesto, com uma prevalência de cinco a 15 casos por 10 mil habitantes, mas esse número pode ser subestimado, devido às dificuldades para um diagnóstico precoce.

A cirurgia é muito rápida, com duração em torno de 10 minutos. O mais demorado, conforme Goulart, é o tempo de sedação e o cuidado com a dosagem da medicação, que precisa obedecer à idade e ao peso dos pequenos pacientes.

Mais Visão já fez mais de 16 mil cirurgias e 70 mil procedimentos

No Amapá, mesmo com os cuidados extras em tempos de pandemia, o programa “Mais Visão” já realizou mais de 16 mil cirurgias de catarata e mais de 70 mil procedimentos.

Emoção inesquecível

Neste domingo, ao dar a luz para quatro crianças amapaenses que passaram a enxergar o mundo pela primeira vez na vida, o “Mais Visão” patrocinou uma cirurgia inédita no estado e uma emoção inesquecível para pacientes, seus pais, o corpo médico do hospital e para a pessoa que criou e viabilizou o programa: O senador Davi Alcolumbre, que acompanhou os procedimentos dentro do bloco cirúrgico.

“Não há felicidade maior do que fazer a diferença na vida dessas crianças, que nasceram sem enxergar, devido à catarata congênita, e praticamente renasceram hoje, ao poderem ver a vida, as pessoas e os caminhos que terão pela frente”, descreveu o senador.

O senador Davi Alcolumbre, que acompanhou os procedimentos dentro do bloco cirúrgico.