No sábado, dia 10 de abril, foi inaugurada a Usina de Produção de Oxigênio, em Macapá-AP, localizada na área do Centro de Covid-19, no Bairro Santa Inês. O equipamento foi doado por uma empresa privada ao Estado do Amapá, tendo como principal articulador o senador Davi Alcolumbre (DEM). A usina entrou em funcionamento logo depois que os técnicos da fábrica liberaram a máquina para tal. Orçada em R$ 1,2 milhão, permite o abastecimento de 32 cilindros de 7 metros cúbicos a cada 24 horas.

VACINAÇÃO
Continua a vacinação contra a Covid-19 em Macapá. O que está faltando é um melhor controle estatístico para evitar informações truncadas como está ocorrendo desde o começo do mês. Dependendo do local de vacinação a orientação obtida em um deles não confirma a obtida em outro, principalmente quando se trata da 2.ª dose. Afinal, quando o idoso deve voltar para fazer a segunda dose da vacina? A orientação deveria ser única, mas não é o que está acontecendo.

BOM NEGÓCIO
O vice-governador do Estado, o empresário Jaime Nunes, está fazendo doações de cestas de alimentos aos desempregados e aos sem renda. A doação é feita também para famílias pobres. Acontece que o vice-governador não é bonzinho assim. Está fazendo um bom negócio e ficando bem na foto. Ele recebe uma lista, faz a triagem conforme o histórico político, calcula o peso, manda embalar, avalia, obtém o total, lança na coluna de prejuízo, diminuindo o imposto a pagar. É ou não é um bom negócio?

SEM PARTIDO
O ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, que deixou a Rede Sustentabilidade para apoiar o candidato Josiel Alcolumbre (DEM) ao cargo de prefeito. Saiu em dezembro, depois de um rompimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede) que, depois de afirmar de mãos postas que estaria, até o fim, com o candidato do DEMOCRATAS nas eleições do ano passado, acabou por não honrar sua palavra. O ex-prefeito, cotado para concorrer ao cargo de governador do Estado, ainda não definiu por qual partido vai concorrer e o prazo para essa providência é um ano antes das eleições de 2022, que acontece dia 2/10.

PARCERIA OU TRICERIA
Antônio Furlan (Cidadania), prefeito de Macapá, e Randolfe Rodrigues (Rede) senador da República estão mais próximos do que se esforçam para não parecer. O interessante que os dois não são amapaenses, nem da região Norte. Antônio Furlan, o prefeito, é costarriquenho, de São José da Costa Rica, filho de brasileiros; e Randolfe Rodrigues é pernambucano de Garanhuns. Os dois estão vivendo uma parceria que visa eleições futuras. O empresário Jaime Nunes (PROS) quer entrar e fazer um trio. O atual vice, renegado no Setentrião, quer uma oportunidade para disputar o governo do estado ou uma vaga no Senado.

DESESPERO
Os partidos que estão sem representação na Câmara Federal ou têm apenas 3 representantes precisam mudar a regra constitucional vigente, na parte que trata de eleições. As eleições de 2022 serão realizadas no dia 2 de outubro e qualquer modificação na lei das eleições precisa ser publicada até o dia 1.º de outubro deste ano. Assim o desespero dos partidos pequenos se justifica. Se ficar como está, esses partidos ficarão, praticamente, sem o Fundo Partidário e o Fundo Eleitoral e fora da disputa.