Fernando França

O aumento do IPTU (imposto Territorial Urbano) de 2021 em Macapá, que em alguns casos chegou a 300%, vem chamando a atenção das autoridades e levou o vereador Dudu Tavares (PDT) a enviar requerimento ao prefeito Antônio Furlan pedindo explicações sobre o aumento que considerou abusivo. O parlamentar também questiona o motivo da atual gestão ter feito o reajuste com percentuais tão alto em plena pandemia.

Segundo a prefeitura de Macapá, o aumento nos valores do IPTU se deu porque o imposto em questão não possuía reajuste fazia treze anos. No entanto, segundo fonte ligada ao gabinete do prefeito, a intenção real é aumentar a arrecadação de impostos devido uma queda brutal na arrecadação do município devido a pandemia.

Para o vereador, a prefeitura precisa esclarecer quais os critérios usados como base para o reajuste. Ele questiona o fato da gestão do prefeito Furlan ter usado como argumento o fato de haver reajuste no IPTU por 13 anos. O parlamentar diz ainda esse fator não pode ser entendido como cumulatividade por ferir os princípios tributários. “Adotaremos todas as medidas cabíveis para impedir prejuízos a nossa gente”, garantiu o vereador.

O reajuste pegou os proprietários de lotes urbanos e rurais de surpresa que não esperavam reajustes tributários em plena pandemia, “num momento em que em que muitos pais de famílias estão desempregados ou tiveram seus negócios arruinados pela pandemia”, reagiu o servidor público Alberto Souza. “e nós servidores não tivemos aumento em nossos salários”, completou.

Nas redes sociais a reação das pessoas também foi imediata. “Alguém pode me indicar uma Ponte para eu e minha família morarmos em baixo? É que teremos que entregar nossa casa para a Prefeitura de Macapá. Não temos como pagar o IPTU. O aumento chegou a 300%”, postou o internauta Jota Junior.

Vereador Dudu Tavares disse que fará de tudo para impedir prejuízo a população.