Fernando França

Além de estarem com o calendário atrasado para tomarem a segunda dose da vacina contra Covid19, muitos idosos enfrentam longas filas em busca do ciclo completo de imunização. Imensas filas começaram a se formar no fim da tarde de ontem em todos os pontos de vacinação montados pela Prefeitura de Macapá.

Muitos idosos chegaram com até 18 horas de antecedência na esperança de obterem a segunda dose da vacina CoronaVac. Das 3,200 dose que chegaram ao Amapá no último sábado, foram disponibilizadas para Macapá 1300 doses do imunizante. .

As longas filas começaram a se formar desde o fim da tarde de ontem nos cinco pontos de vacinação divulgados pela Prefeitura: Praça Floriano Peixoto, Igreja Jesus de Nazaré, Estádio Zerão, Rodovia do Curiaú e Policlínica Papaléo Paes.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o problema na vacinação de idosos está na quantidade dos imunizantes recebidos pelo Amapá, mas o Ministério Público aponta a falta de planejamento e organização como um dos principais entraves para a conclusão da vacinação dos idosos.

O ministério público cobra transparência no processo de vacinação e pede mudança no formato, no entanto, a prefeitura de Macapá vem negando a atender as orientações do órgão. Segundo nota do MP, o município de Macapá atende várias categorias ao mesmo tempo, o que impede a conclusão na imunização de todos os idosos.

A demanda nesta terça-feira, 11, nos pontos de vacinação chegou a ser maior por falta da divulgação de lista com convocação com os nomes de quem deveria receber a segunda dose.

Idosos enfrentam longas filas e sofrimento em busca da segunda dose da vacina e cobram providências.