Fernando França

O ex-candidato a prefeito de Macapá nas eleições de 2020, Pastor Guaracy Junior (PSL), foi indiciado pela polícia civil nessa segunda-feira,3, pelo crime de racismo qualificado contra o público LGBT+. O crime teria ocorrido durante a campanha eleitoral, quando o então candidato fez uma declaração considerada homofóbicas.

A fala de Guaracy Junior, segundo as apurações, ocorreu no dia dez dezembro, quando afirmou, durante uma live, que não iria apoiar nenhum candidato no segundo turno das eleições ligados a pautas LGBT. O pastor, disse que não poderia estar “ligado a esse tipo de grupo”.

A declaração foi direcionada ao público cristão numa tentativa direta de atingir a candidatura de Josiel Alcolumbre (DEM) a prefeitura de Macapá, cujas propostas atendias pautas do público LGBT+.

Durante a live, disse ainda que não poderia “envergonhar o povo do Amapá com essas ideias progressistas”. No segundo turno, no entanto, o pastor foi um dos principais apoiadores de Antônio Furlan, eleito prefeito de Macapá. A declaração de Guaracy Junior foi feita enquanto estava internado num hospital em São Paulo vítima da Covid19.

As declarações do pastor foram as seguintes: “Entendo que quem apoia pautas esquerdistas, não merece o apoio do povo cristão… Hoje eu me deparei com essas posições, comparei a posição do candidato Josiel, que apoia as mesmas pautas, então decido não apoiar nenhum candidato que possa envergonhar o povo do Amapá com essas ideias e pautas progressistas. Digo, de maneira clara, não apoio nenhum tipo de descriminação social ou sexual, porém entendo que nós não podemos estar ligados como cristão a esse tipo de grupo”.

Pastor Guaracy Junior é indiciado por crime de homofobia