Equipamento reforçará a segurança de atendimento às cargas para a transmissão de energia no Amapá

Chegou na subestação Macapá, operada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), mais um transformador. Agora serão quatro na operação, sendo que dois deles serão usados como reserva.

A logística de transporte do equipamento, que pesa 200 toneladas, envolveu a circulação por cerca de 20km em rodovias, desde o porto de Santana até a Subestação Macapá e também por balsa. A logística do transporte contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar para a escolta.

Em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), Operador Nacional do Sistema (ONS) e demais atores do setor, a LMTE optou por disponibilizar de imediato o equipamento adicional, até que sejam colocados em operação os outros dois novos adquiridos pela companhia e que estão sendo fabricados. O tempo médio para a produção de um novo transformador é de 18 meses. Até o final deste ano, os novos equipamentos deverão ser instalados.

Equipamento reforçará a segurança de atendimento às cargas para a transmissão de energia no Amapá.

A adoção de quatro transformadores na operação da subestação Macapá leva em consideração que o Amapá está integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por apenas uma conexão de chegada. Para uma solução definitiva, a Aneel colocou em consulta pública as regras para leilão de uma nova subestação e uma linha de transmissão de energia no Amapá. O lote deve ser incluído no segundo leilão de transmissão deste ano, cujo edital foi colocado em consulta no fim de abril. O certame está previsto para 17 de dezembro próximo.

Cabe ressaltar que a segurança energética do Estado do Amapá engloba ainda uma cadeia sustentável que vai além da transmissão, incluindo também a geração e a distribuição de energia, bem como o planejamento adequado da necessidade de redundâncias e de gestões sistêmicas capazes de garantir o suprimento de energia.