Fernando França

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, em Macapá, A “Operação Narciso”. O objetivo foi colher provas e reprimir o comércio ilegal de anabolizantes – esteroides e medicamentos de uso controlado específicos, muito usados de forma irregular para pessoas que desejam ganhar massa muscular.

Foram cumpridos três mandatos de busca e apreensão, e os alvos foram uma farmácia e uma loja de suplementos alimentares, ambas localizadas no centro da cidade. AS ações também ocorreram numa residência na zona norte de propriedade de uma pessoa que vem sendo investigada.

A operação de hoje está ligada a prisão no município de Oiapoque de uma brasileira, vinda da Guiana Francesa, flagrada com anabolizantes e inibidores de apetite sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos, segundo a PF, seriam comercializados no comércio amapaense.

Vale lembrar que a comercialização desses produtos sem prescrição médica e sem o acompanhamento de especialistas configura crime de acordo com as leis brasileiras.

“Narciso” é o nome de um personagem da mitologia grega e representa a vaidade do homem que, movidos por essa vaidade consomem esses produtos de forma irregular e ilegal para moldarem o próprio corpo, pondo a própria saúde em risco.