Raquel Araújo (Com informações de Ascom/GEA)

 

O Governo do Amapá recebeu um novo lote de vacinas contra a Covid – 19, no Sábado, 3. E com a vacinação avançando entre os grupos prioritários, os imunizantes destinados à primeira dose (D1) poderão ser aplicados em pessoas de 59 a 18 anos, sem comorbidades, segundo informou o Governo do Estado em nota a imprensa.

Com novas doses, pessoas acima de 18 anos sem comorbidades poderão ser vacinas, conforme informa do governo estadual

São 8.190 doses do imunizante da fabricante americana Pfizer e 8.500 doses da AstraZeneca fabricados pela Fiocruz. E o Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização (PNI) já autorizou o alcance deste público de 58 a 18 anos.

A distribuição para os outros municípios ficará a cargo da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que estará promovendo uma operação de entrega em tempo hábil para os 16 municípios juntamente com os órgãos de segurança.

“Entraremos em uma nova fase do plano de vacinação no Amapá. Com muito trabalho e organização estamos conseguindo avançar na imunização dos grupos prioritários e abriremos a vacinação para pessoas de 59 a 18 anos, sem comorbidades, entretanto cada cidade tem seu cronograma de vacinação e segue em ordem decrescente de idade. Com muita satisfação eu dou essa notícia”, disse Dorinaldo Malafaia, superitende da SVS.