Ifap abre 520 vagas em cursos com foco na empregabilidade em nove municípios amapaenses

O programa abre inscrições para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e do Programa Empodera Mulher, abre processo de seleção de alunas bolsistas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para mulheres em vulnerabilidade social no âmbito do programa Novos Caminhos.

São 520 vagas em cursos com foco na empregabilidade, desenvolvimento de características empreendedoras, autonomia e emancipação feminina, nos municípios de Laranjal do Jari, Ferreira Gomes, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Santana e Vitória do Jari. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 2 a 24 de julho, pela internet na página processoseletivo.ifap.edu.br/ps/.

As alunas receberão bolsas de auxílio-permanência no valor diário de R$ 12, totalizando R$ 480, correspondente à quantidade de dias letivos (40 dias), com carga horária diária de 4h aulas. O valor será proporcional à frequência nas aulas. O pagamento das bolsas ficará condicionado à entrega da ficha de frequência semanal repassada pelo coordenador do curso até a sexta-feira de cada semana a contar do dia de início das atividades.

Os requisitos necessários para a inscrição é ser do sexo feminino ou possuir identidade de gênero, ter 18 anos de idade ou mais no período da matrícula, possuir a escolaridade mínima exigida para o curso, ter disponibilidade para participar presencialmente das aulas e possuir cadastro no CadÚnico (cadastro único para programas sociais).

O processo seletivo simplificado consistirá na análise da renda familiar per capita – quanto menor, maior a pontuação -, na faixa etária – quanto maior, maior o ponto – e na quantidade de filhos até a data de publicação do edital – quanto maior o número de filhos, maior a pontuação. As candidatas inscritas deverão comprovar as informações através do envio da documentação no ato da inscrição eletrônica, bem como comprovar documentação de concorrência nas vagas destinadas às ações afirmativas.

Os cursos serão na modalidade presencial, sendo assim a candidata deverá morar, preferencialmente, no município onde irá se inscrever para concorrer a uma vaga.

A previsão de início das aulas é 6 de setembro. Todas as atividades serão executadas com os materiais de higiene e EPIs recomendados pelas autoridades sanitárias para o combate à pandemia da Covid-19. (Ascom/Ifap)