O senador suplente e jornalista Josiel Alcolumbre participou do evento ocorrido nessa quarta-feira, 7, em Brasília, cujo contrato assinado vai viabilizar construção de logística importante para o transporte de grãos produzidos no Amapá e também pra a geração de emprego e renda.

Momento da assinatura do contrato que trata sobre o futuro da logística de commodities do Amapá

O contrato para a construção do Terminal de Granéis Líquidos e Sólidos do Amapá (TGA) foi assinado nessa quarta-feira, 7, durante cerimônia ocorrida em Brasília, no Ministério da Infraestrutura. O Terminal será construído na Rodovia Macapá/Mazagão, no município de Santana (AP) e abrirá as portas para um futuro promissor da logística portuária em nosso estado.

Assim que entrar em funcionamento, o TGA colocará o Amapá na rota logística de exportação de grãos, além de gerar emprego e renda aos amapaenses a partir do início das obras, prevista para o segundo semestre de 2021.

Evento de assinatura para a construção do Terminal de Granéis do Amapá reuniu setores importantes da economia nacional

O projeto de construção do novo terminal graneleiro do Amapá vai permitir abrir as portas para o futuro da logística portuária do Amapá e operações portuária de outros Estados no Norte do Pais. Especialistas do setor de praticagem naval já fizeram, inclusive, simulações de entrada de navios maiores no local onde vão ocorrer as instalações do novo terminal.

Com isso, a plataforma logística do Amapá gera expectativa de crescimento da economia e geração de empregos durante as obras. A partir do momento do funcionamento, o estado do Amapá entra na rota logística de exportação de grãos.

Os granéis são cargas que necessitam ser individualizadas, subdividindo-se em granéis sólidos e graneis líquidos. São graneis sólidos: os minérios de ferro, manganês, bauxita, carvão, sal, trigo, soja, fertilizantes etc. São granéis líquidos: o petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais etc. Portanto, Carga a Granel é aquela que não é acondicionada em qualquer tipo de embalagem.