Fernando França

Produtores de açaí da comunidade de Anauerapucu, no município de Santana, receberam do Governo do Amapá, no último sábado, 28, mais de R$ 200 mil para o aquecimento da produção de açaí na localidade. Foram entregues aos produtores 22 cheques, recursos esses provenientes do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap) e articulados junto ao governo federal pelo senador Davi Alcolumbre e pela deputada federal Aline Gurgel.

No evento, o senador Davi foi representado pelo suplente Josiel Alcolumbre, que na ocasião lembrou o esforço da bancada federal do Amapá para conseguir recursos para o desenvolvimento do setor produtivos amapaenses. “As ações do Governo do Amapá são apoiadas sempre pela bancada federal, e lembro aqui da coordenadora da bancada, deputada federal Aline Gurgel, que tem se esforçado ao máximo para trazer a maior quantidade de recursos para que sejam transformados em projetos produtivos, gerando renda e desenvolvimento dessas comunidades”, disse Josiel.

O governador Waldez Góes disse na ocasião que o objetivo é fomentar o manejo e a produção de açaí nativo e que esssa é uma política de investimentos que atende ao produtor rural para que ele possa melhorar sua produção. “Nós estamos incentivando o agricultor a produzir cada vez mais e, consequentemente, possa colocar um produto de melhor qualidade no mercado e garantir o sustento digno para sua família”, destacou o governador Waldez.

Para André Soares, que há 19 anos trabalha com a produção de açaí nativo, os recursos vão subsidiar uma grande limpeza na área do plantio e na aquisição de equipamentos. “Vamos usar para limpar toda a área onde fica o açaizal e, assim, terei um produto com mais qualidade e aumentando a produção. Também com esse recurso poderei investir no plantio de novas mudas e, daqui a algum tempo, terei açaí também na entre safra”, frisou.

Frap
O Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap) é administrado pela Afap, que foi reformulado no ano de 2020, para atender mais agricultores e produtores. O processo para adquirir os créditos inicia com o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), com um projeto encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que analisa e autoriza os pagamentos. Por fim a Afap contrata com o agricultor e libera o recurso.

Investimentos
Com mais este investimento, o Governo do Amapá ultrapassou os R$ 50 milhões aplicados no setor rural do Amapá. As ações vão desde aquisição de alimentos do excedente de produção, recuperação e novas entregas de sedes regionais de assistência rural, aquisição de doação de equipamentos e maquinários para produtores e entidades do segmento produtivo, manutenção para escoamento da produção, fomento realização de cursos, treinamentos, e projetos como o Peixe Popular.