O que Davi fez vale mais de mil empregos”, diz presidente da Coogal

O Diário Oficial desta quinta-feira (9) trouxe o despacho da Agência Nacional de Mineração que autoriza a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço (Coogal) a extrair ouro e tantalita em Calçoene. A guia de utilização número 62/2021 era o documento aguardado por mais de 7 mil garimpeiros que tiram o seu sustento dessa atividade.

A autorização veio depois de intenso trabalho do senador Davi Alcolumbre junto aos técnicos da Agência Nacional de Mineração e de diversas reuniões com a Coogal. A extração de ouro e de outros minerais existe em Calçoene há mais de 100 anos, e o distrito de Lourenço nasceu em torno das áreas de garimpo, tendo hoje mais de 7 mil pessoas que lá moram, e que tiram 100% de seu sustento direta ou indiretamente da atividade garimpeira. Ao longo dos anos e por motivos diversos, a atividade sofre paralisação por força de intervenção judicial. E os garimpeiros ficam sem ter como sobreviver.

“Depois de um longo trabalho nosso junto à Agência Nacional de Mineração, a guia de utilização, que é o instrumento jurídico que nós aguardávamos (número 62/2021), dando autorização aos garimpeiros da Coogal para fazer a exploração do minério de ouro no Lourenço foi publicada hoje. Era uma luta de milhares de garimpeiros, de milhares de famílias amapaenses que agora terão segurança jurídica para exercerem suas atividades”, disse Davi.

Essa resolução põe fim a um problema que se repetia há 20 anos com a Coogal. Com a guia de utilização, os cooperados vão poder fazer a exploração do ouro com capacidade de 50 mil toneladas por ano, durante 2 anos, o que sugere um crescimento econômico muito grande, gerando riqueza, renda e melhoria na qualidade de vida na vida de 7.500 pessoas que vivem no Lourenço.

Para o presidente da Coogal, Orleny Ribeiro, o trabalho do senador Davi contempla o estado do Amapá, “porque um grande viés do desenvolvimento econômico do estado é a exploração dos seus potenciais minerais”.

“O senador Davi acerta, porque o ouro e a tantalita que tem em Calçoene, no distrito do Lourenço, merecem ser explorados por esses homens que são quem verdadeiramente guarnecem a Amazônia. A soberania da Amazônia está garantida com o garimpeiro que tá lá na área e que tudo faz pra ficar ali, onde ele tira o ganha-pão. Quando o senador Davi vier até o Lourenço, nós vamos agradecer e parabenizar ele com uma festa à altura do grande benefício que ele nos deu. O que Davi fez vale mais do que mil empregos”, comemorou o presidente da Coogal.