Por Fernando França

A próxima quarta-feira, 22, será um dia diferente para os amantes dos fenômenos naturais. A data marca o dia em ocorre o Equinócio da Primavera, e vai contar com uma programação especial no monumento do Marco Zero do Equador, em Macapá.

O fenômeno marca a chegada da primavera no hemisfério sul e, por conta dessa mudança de estação, receberá visitantes para uma programação durante o dia todo. As visitas serão guiadas por agentes de turismo e será, também, transmitida pelas redes sociais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A programação prevê explicações sobre o fenômeno do Equinócio, experimentos científicos, observação da movimentação e inclinação da Terra em relação ao Sol, e terá ainda o professor Carlos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), como convidado para pequenas palestras. Ele vai demonstrar, por exemplo, o primeiro “Experimento de Eratóstenes”, demonstrando que a Terra não é plana.

A partir da 10hs, será transmitida por live, até às 14hs, a evolução da sombra no obeslico e, pela parte da tarde, haverá programações culturais musicais com bandas locais, grupo Kazumba Akelê e também do DJ 008.

De acordo com informações da Setur, o número de visitantes será limitado devido à pandemia de covid-19. Todos os presentes devem usar máscara e manter o uso de álcool em gel.

Equinócio

As estações são determinadas pelo movimento de translação da Terra. Enquanto a rotação é o movimento em torno de seu próprio eixo, a translação é a volta que ela dá ao redor do Sol. Durante o período do fenômeno, o dia fica com a mesma duração da noite (12 horas cada).

O Equinócio acostuma atrair turistas ao Amapá. Com a reabertura gradual das atividades turísticas, a intenção é retomar a promoção do Monumento Marco Zero do Equador consolidado do Amapá, para geração de emprego e renda no setor de turismo. (Com informações de Ascom/Setur)