Fernando França

Após dois anos de reforma, a Escola Estadual Barão do Rio Branco foi reinaugurada na última sexta-feira, 3, num evento que contou com presença de autoridades, artistas, estudantes, professores e muito saudosismo. A escola é um dos grandes símbolos d educação amapaense.

Com recursos do próprio tesouro estadual, o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões na restauração do prédio, tombado como patrimônio histórico nacional, e que em 2021 completa 75 anos. O “Barão”, como é chamado popularmente o educandário, foi a primeira escola em alvenaria de Macapá.

A restauração do local valorizou elementos tradicionais da arquitetura do prédio, mas garantindo também elementos de modernidade fundamentais para o desempenho educacional de estudantes e professores, um cuidado destacado pelo governador, Waldez Góes.

A revitalização do “Novo Barão” conservou os traços históricos arquitetônicos desde a fachada do prédio aliando história e modernidade nas salas administrativas, biblioteca, salas multimídias, laboratórios de ciências e de informática, banheiros, cozinhas, refeitório, quadra poliesportiva e de cada uma das 23 salas de aula.

Para o governador, a revitalização do Barão do Rio Branco representa, além de valorização histórica e cultural, o investimento do Estado na melhoria da infraestrutura educacional.

Representando o Senador Davi, o senador suplente Josiel Alcolumbre, esteve no evento de entrega da Escola Barão do Rio Branco. Para ele, é o maior símbolo da educação amapaense, que volta completamente revitalizada para a população. “A escola está linda e pronta para ser palco de mais histórias de superação, aprendizados e conquistas”, disse Josiel.