Por Fernando França

Governadores de 20 estados brasileiros publicaram nessa segunda-feira, 20, uma carta onde contestam a informação de que a alta no preço da gasolina está vinculada ao ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, cobrado pelos Estados, conforme tentou relacionar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o documento, o aumento dos preços dos combustíveis “se trata de um problema nacional” e não tem nenhuma relação com o ICMS. Nos últimos 12 meses, o preço da gasolina ultrapassou os 40% de aumento, provocando várias reações da população. Nesse período, em plena pandemia, não houve aumento do ICMS incidente sobre combustíveis.

A carta pública diz ainda que a “maior prova” de que o aumento nos preços desses produtos “é um problema nacional” é justamente não ter ocorrido nenhum aumento tributário. “Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, diz o documento. Entre os governadores que assinam a carta está o do Amapá, Waldez Góes (PDT).

A publicação da carta pública é uma reação dos 20 governadores a informação repassada pelo presidente Jair Bolsonaro de que o aumento no preço dos combustíveis é devido a “aumentos do valor do ICMS”, apesar dos dados oficias mostrarem que o fator que mais pesou nos últimos meses foram os reajustes feitos pela própria Petrobras.