O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) se reúne na próxima semana para decidir qual será a taxa básica de juros vigente na economia brasileira até o final de outubro. Com os recentes saltos da inflação, algumas projeções já sinalizam para a maior alta da Selic desde 2002.

VACINA
A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid em idosos acima de 70 anos começou pra valer na quarta-feira (15), segundo o Ministério da Saúde. Algumas capitais já anteciparam essa aplicação, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador, Aracaju, São Luís, Goiânia, Vitória, Campo Grande, Rio Branco, Boa Vista e Palmas. Macapá começou na quarta com aplicação em idosos acima de 80 anos.

ELEIÇÕES
Está sendo articulado no Senado um acórdão para que sejam aprovadas, na íntegra, as alterações já aprovadas na Câmara Federal e que altera o processo eleitoral em vários pontos, desde a forma de candidatar-se até à prestação de contas.

EMPRESA AMIGA
O Governo do Amapá, através do Procon-AP, lançou na quarta-feira, dia 15, o edital do programa Empresa Amiga do Consumidor. A iniciativa vai fiscalizar, capacitar e avaliar estabelecimentos em relação às boas práticas diante do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ao final do projeto, em junho de 2022, os empreendimentos com melhores avaliações serão premiados com o selo “Empresa Amiga do Consumidor”.

CRIMES CIBERNÉTICOS
Desde o dia 14 de setembro já integra o sistema de segurança pública do Amapá a Delegacia de Crimes Cibernéticos e Atendimento ao Turista. A delegacia destina-se a melhorar as investigações em caos de corrupção, organizações criminosas e crimes cibernéticos e faz parte do Programa Estado Forte, Povo Seguro, que conta com investimento de mais de 250 milhões de Reais oriundos de emendas de bancada, articulada pelos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto com contrapartida do Governo do Estado. A nova delegacia tem como endereço a Estação de Passageiro do Aeroporto Alberto Alcolumbre, em Macapá.

13 DE SETEMBRO
Desde 1991, com a promulgação da Constituição do Estado do Amapá, que o dia 13 de setembro é a mais importante data cívica para os amapaenses. Escolhida para ser a data magna do estado, pelos constituintes de 1991, ainda se faz muita confusão com relação ao motivo do feriado do dia 13 de setembro. Para tirar a dúvida consulte a Constituição do Estado do Amapá.