Projeto idealizado e viabilizado pelo senador Davi, executado pelo GEA em parceria com os Capuchinhos, funciona a pleno vapor em Macapá, está em Laranjal do Jari, na sequência vai para outros municípios.

Trezentos e sessenta e cinco dias, incluindo sábados domingos e feriados. Mais de 173 mil atendimentos, quase 50 mil cirurgias de catarata realizadas, e os números só aumentam, porque o trabalho não para. Esta é a tradução da importância do programa Mais Visão, que completa um ano de atividade no Amapá.

É do senador Davi Alcolumbre a emenda que garantiu os recursos para viabilizar o programa, que permitiu a realização de cirurgias de catarata, pterígio e de cegueira congênita ofertadas pelo governo do estado em parceria com os Capuchinhos. Para Davi, o Mais Visão é orgulho.

“Quando conversei com o governador Waldez e falei da minha ideia e destinei emenda para custear o projeto, a gente imaginava que a nossa carência girava em torno de 6, 7 mil amapaenses precisando da cirurgia de catarata e de carne crescida, só que, quando a gente começou a trabalhar, a gente se deparou com uma carência gigantesca, que é uma demanda reprimida de muitos anos. Havia quem estivesse esperando 8 anos pra fazer a cirurgia. E o governo do estado entrou com a contrapartida e com a gestão do programa. É um procedimento transformador, porque realmente transforma a qualidade de vida. Crianças que nasceram com catarata congênita conseguem enxergar pela primeira vez, idosos que estavam sem autonomia de sair às ruas ou abraçar o neto voltam a enxergar. São tantas histórias bonitas de superação e sucesso que a gente se emociona. O Mais Visão não devolve apenas a capacidade de enxergar. O programa devolve dignidade, autoestima, autonomia e mobilidade para as pessoas”, diz o senador.

O Frei José Carlos Pestana, diretor do Centro Capuchinhos, onde se realizam os atendimentos em Macapá, explica que para muitas pessoas a cirurgia de catarata é “um verdadeiro milagre”.

“Lembro de uma criança de 9 anos, que não enxergava nada, e começou a ver. Foi uma emoção maravilhosa, para ela e para todos nós”, pontua.

Coordenador executivo, Luciano Goulart não esconde o entusiasmo com o programa. Ele diz que o Mais Visão chegou a ribeirinhos e indígenas, reverteu o destino de crianças, transformou vidas e levou o Amapá à vanguarda de atendimentos de ponta absolutamente gratuitos.

“É impressionante a visão do senador Davi ao idealizar esse programa. Colecionamos grandes registros de saúde ocular nos rincões do estado, onde não havia nenhuma assistência para ribeirinhos e indígenas que detinham patologias oculares. Vimos crianças, condenadas pela catarata de nascença [catarata congênita], vendo a luz pela primeira vez. Isso é fantástico. Outro ponto a destacar é o tratamento inédito oferecido para as pessoas que apresentam retinopatias diabéticas. Para se ter uma idéia, somente no ano de 2019, o Amapá pagou R$ 19 milhões para que pacientes fossem atendidos pelo TFD, que é o Tratamento Fora do Domicílio. E agora, com um ano de programa, vamos ampliar nosso raio de ação, oferecendo acompanhamento e intervenção aos portadores de glaucoma”, comemora o coordenador.

MAIS VISÃO EM NÚMEROS

Catarata – 24.162
Pterígio – 10.524
Catarata congênita – 15
Consultas médicas – 57.405
Correções cirúrgicas – 3
Injeção intra vitrea – 353
Teste covid – 73.274
Tomografia de coerência óptica – 1.015
Vitrectomias – 113
Yag laser – 6.977

Total de atendimentos – 173.841
(Números atualizados até o fechamento desta matéria)

SERVIÇO

O Mais Visão funciona na Av. FAB, entre as Ruas Marcelo Cândia e Paraná, no Bairro Santa Rita.

Os atendimentos gerais são feitos por agendamento através dos números (96) 3223-4948 e (96) 99189-7570, respectivamente, ou por encaminhamento.

As cirurgias são realizadas de domingo a domingo de 7h até 17h.

Os procedimentos duram de 3 a 12 minutos.

O programa funciona na Av. FAB, entre as ruas Marcelo Cândia e Paraná, no bairro Santa Rita. Os atendimentos gerais são feitos por agendamento através dos números (96) 3223-4948 e (96) 99189-7570, ou por encaminhamento.