Fernando França

A Prefeitura de Macapá anunciou esta semana e entrada de “novos ônibus” na frota do transporte coletivo da capital, no entanto, esqueceu de informar a população que os 20 veículos anunciados são na verdade veículos velhos que passaram por reformas. A reportagem do Aqui Amapá checou que, pelo menos, são do ano de 2015.

Mesmo com o vazamento das informações verdadeiras sobre os veículos, a Prefeitura de Macapá informou que “prevê mais ’40 novos’ veículos até o fim do mês de setembro”.

Os veículos, apresentados pela empresa Capital Morena, para ganhar aspectos de novos, passaram por reformas e adaptações de serviços. Alguns deles possuem registros no Rio de Janeiro, como indica uma breve busca no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para induzir ainda mais a população sobre a falsa concepção sobre os veículos, a PMM anunciou que eles possuem ar-refrigerado, suspensão a ar, acessibilidade para deficientes visuais e cadeirantes, wi-fi e conectores para plugs tipo UBS.

Para esclarecer o assunto, o vereador de Macapá, Claudiomar Rosa (Avantes), estará encaminhando ao Companhia Transporte de Macapá (CTMac), requerimento solicitando as informações sobre os veículos e, a partir daí, informar corretamente a população.