O reforço desta semana é uma equipe do Ministério da Saúde que está em Macapá. Além de Macapá, Santana, com 32 casos, vem logo em seguida.
O Governo do Amapá vem intensificando o enfrentamento ao sarampo por meio de ações como campanhas de imunização de casa em casa. Para reforçar este trabalho, uma equipe do Ministério da Saúde esteve no estado nos dias 14 e 15 de outubro para implementar o Plano de Ação para Fortalecimento da Vigilância Laboratorial do Sarampo e Rubéola, com objetivo de identificar as melhorias necessárias aos setores estratégicos no combate às duas doenças.
O suporte acontece no momento que o Amapá vive um surto de sarampo: em 2020, foram registrados 292 casos da doença; este ano a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) já confirmou 477 casos em 13 cidades – um crescimento de 60%, com maior incidência em Macapá, Santana, Mazagão e Oiapoque; ao passo que os municípios de Laranjal do Jari, Calçoene e Pracuuba não registraram casos.
Uma das principais ações para o combate ao sarampo é a imunização. Neste sentido o Governo do Estado já implementou três edições da varredura vacinal em 2021. Outras etapas importantes são o diagnóstico da doença e a investigação epidemiológica, todas elas sendo monitoradas pelos técnicos do Ministério da Saúde, responsáveis por apontar novas estratégias, como a realização de um bloqueio vacinal mais amplo ou de reforçar a investigação epidemiológica dos casos.
Para que o surto de sarampo no Amapá seja interrompido é necessário, segundo os critérios do Ministério da Saúde, que, durante 12 semanas, não se registre nenhum caso da doença.

Casos confirmados
Amapá (1), Cutias (2), Ferreira Gomes (02), Itaubal (7), Macapá (378), Mazagão (21), Oiapoque (18), Porto Grande (6), Pedra Branca (3), Santana (32), Serra do Navio (01), Tartarugalzinho (5) e Vitória do Jari (1).

Os técnicos do Ministério da Saúde foram ao Laboratório Central para conversar com os profissionais locais. (Foto: Alessandro Veloso).