Nem todos os motoristas parados em blitz com o carro irregular voltarão para casa a pé. Publicada em 21 de outubro, a Lei 14.229/21, sancionada por Jair Bolsonaro, promoveu algumas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas está um prazo de até 15 dias para que o motorista regularize a situação do veículo sem que o mesmo seja guinchado.

AMAZÔNIA AZUL
Ontem, dia 16 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Racismo. Exatamente no momento em que há um acirramento de injurias, principalmente nos estádios de futebol, irritando jogadores e dirigentes de clubes. Hoje também é o dia da criação da Ordem dos Advogados do Brasil.

FALANDO NISSO
Hoje, sexta-feira, 19 de novembro de 2021 é o dia de eleição na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Amapá, quando serão eleitos presidente, vice-presidente, secretário geral, secretário geral adjunto, tesoureiro, membros do conselho seccional, membros da Caixa de Assistência e da Subseção de Santana.

DESCONTOS LINEARES
O STF vetou a concessão de descontos lineares — ou seja, automáticos e generalizados, para estudantes universitários em razão da pandemia de covid-19. A Corte analisou ações que tratavam de decisões judiciais que obrigaram a redução das mensalidades de alunos que tiveram a mudança do ensino presencial para aulas remotas, durante adoção de medidas sanitárias, decorrentes do avanço do coronavírus.

VIOLÊNCIA EM ALTA
De janeiro a setembro deste ano, o Estado do Amapá registrou um aumento de 17,8% de assassinatos na comparação com o mesmo período de 2020, o ano da pandemia da Covid-19. O índice vai na contramão do país, que registrou uma queda de 4,7%. Os dados são oficiais apurados nos 26 estados e do Distrito Federal.

CHAMADA ESCOLAR
A Secretaria de Estado de Educação anuncia que a Chamada Escolar para o ano letivo de 2022, foi iniciada na terça-feira, dia 16/11, e segue até 15 de dezembro. O processo é voltado para quem tem interesse em estudar nas escolas estaduais e municipais das zonas urbana e rural dos 16 municípios, com ingresso no 1° e 2° período da educação infantil; 1° e 6° ano do ensino fundamental; 1° ano do ensino médio; e 1ª e 2ª etapas da modalidade do Educação de Jovens e Adultos (EJA).