A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira, 10/11, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na capital amapaense, na denominada Operação Candidus.


O objetivo dos policiais é ter acesso a contratos firmados entre o DNIT e algumas empresas que realizam a manutenção de rodovias que cortam o Estado do Amapá.

Investigações da PF apontam para possível superfaturamento na contratação das corporações que prestam esse tipo de serviço. Ter acesso aos contratos é necessário para que uma análise detalhada seja feita, pois investigações prévias já constataram inconsistências na aquisição de matérias primas.


Além disso, os valores pagos pelo órgão público à iniciativa privada estariam em desacordo com os praticados no mercado. Recaem ainda suspeita que crimes ambientais poderiam estar acontecendo na execução das obras públicas.


Os envolvidos podem responder, a princípio, pelos crimes de falsidade ideológica e Fraude em licitação ou contrato. As penas somadas podem chegar a treze anos de reclusão, além do pagamento de multa.

*Candidus: Referência à etimologia latina do termo cândido, como as relações com a coisa pública deveriam ser tratadas, de forma proba.

 

Com informações da Polícia Federal.