Até agora, moradores dos bairros que foram alagados pelo chuvaréu do dia 20 deste mês, ainda contam os prejuízos e alguns, até agora, não sabem como resolver a situação. As peregrinações até a prefeitura de Macapá para falar com o prefeito estão diminuindo pelo cansaço.

RESPOSTA
A firmeza com que o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) reagiu na última semana como presidente da CCJ serviu para cessarem as acusações, diga-se, sem fundamento achacadas contra o senador.

ESFORÇO CONCENTRADO
No esforço concentrado que começa na terça-feira, dia 30 e vai até quinta-feira, dia 2 de dezembro, todas as sabatinas que estão na pauta serão realizadas e os resultados não finalísticos, encaminhados para o Plenário.

80% e 20%
Os candidatos aos cargos de deputado federal e deputado estadual, assim como deputado distrital do DF, terão que saber interpretar bem o que significa 80% e 20%. Acontece que o primeiro percentual é linha limite de votos dos partidos e o segundo, linha de limite de votos dos candidatos.

LEI N.º 14.211
A Lei 14.211, de 1.º de outubro de 2021, com apenas 3 artigos, modifica o Código Eleitoral, a Lei das Eleições, para ajustar a redação daqueles diplomas ao texto constitucional que cuida das eleições proporcionais no Brasil (deputados federais, deputados estaduais e vereadores).

E MAIS
A Lei 14.2011 fixa critérios para a participação dos partidos e candidatos na distribuição dos lugares pelos critérios das maiores médias nas eleições proporcionais e reduz o limite de candidatos que cada partido poderá registrar nas eleições proporcionais