Cerimônia de posse na Suprema Corte deve ocorrer em 16 de dezembro, segundo o presidente Luiz Fux.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, na quarta-feira, por 18 votos a 9, o nome do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal (STF). No plenário do Senado, a indicação também foi aprovada: foram 47 votos a 32.
Após uma espera entre a escolha pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e a marcação da sabatina na CCJ, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), Mendonça foi sabatinado por cerca de 8 horas.
“Sendo aprovado pelo Senado, meu gabinete vai estar aberto a todos os senadores para a construção de uma democracia”, disse Mendonça momentos antes do resultado ser anunciado.
O ex-ministro do governo Bolsonaro precisava de pelo menos 14 dos paramentares integrantes da CCJ. No plenário do Senado, Mendonça teve a aprovação de 47 dos senadores votantes, no total de 79.
O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo. O presidente do STF, Luiz Fux, prevê a data de 16 de dezembro para a cerimônia de posse.

Ex-ministro da Justiça, André Mendonça, foi indicado ao STF por Bolsonaro em julho deste ano. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).