Terminou o décimo primeiro mês do ano e, a não ser a Black Friday e a ameaça contínua do novo coronavírus (Covid-19) e suas variantes, nada de novo se promete para o ano que vem, a não ser as dificuldades deste ano e a parcimônia dos dirigentes que só vão se animar para a eleição.

BRASÍLIA
O presidente do Senado promete um esforço concentrado a partir de hoje em Brasília, tirando da frene do orçamento e das MPs todas as providências que precisam ser tomadas antes do início do recesso no dia 17 de dezembro. A CCJ também vai estar a toda com a votação das indicações da Presidência da República.

ELEIÇÃO 2022
Cada vez mais perto e com as regras definidas vêm aí as eleições de 2022. A maior novidade fica por conta das eleições proporcionais (deputado federal e deputado estadual, além dos deputados distritais, que são os eleitos no Distrito Federal). Além da proibição de coligação e a aceitação de federação, ainda têm as novidades do aproveitamento da sobra.

AS SOBRAS
A regra nova das sobras está cheia de limites. O primeiro é para os partidos que só participarão das sobras se tiverem, pelo menos, 80% do quociente eleitoral; já os candidatos às sobras têm que somar, pelo menos, 20% do quociente eleitoral. É um filtro que exige organização partidária e cuidado na escolha dos candidatos.

ESTIMATIVA DO QE – DEPUTADO FEDERAL
As estimativas para o Quociente Eleitoral (QE) para as eleições de 2022, para deputado federal, é que deve ficar entre 48.000 e 50.000 votos; assim o limite para o partido disputar as sobras ficarão entre 38.400 votos e 40.000 votos. Já dos candidatos para participarem da distribuição das sobras terá que somar entre 9.600 votos e 10.000 votos.

ESTIMATIVA DO QE – DEPUTADO ESTADUAL
As estimativas para o Quociente Eleitoral (QE) para as eleições de 2022, para deputado estadual, é que o QE fique entre 13.000 e 14.000 votos; assim o limite para os partidos disputarem as sobras ficará entre 10.400 e 11.200 votos, enquanto que os candidatos precisam somar entre 2.600 a 2.800 votos.