Rodolfo Juarez
Vou tratar de um assunto muito importante, atual e que está deixando a muitos e a mim, sem explicação para os resultados que nos são apresentados. Trata-se do processo de vacinação contra o coronavírus, responsável pela disseminação da Covid-19.
Os resultados estatísticos apresentados são decepcionantes para todos os que moram no Estado do Amapá. Os números deixam o estado na última linha do relatório nacional sobre a quantidade de vacinas aplicadas tanto como 1.ª dose, como 2.ª dose e dose de reforço.
Em todo o território nacional, onde habitam 213.317.639 habitantes e, destes, até o dia 27/01/2022 já haviam tomado a 1.ª dose 163.929.342 (76,85%), a 2.ª dose 149.273.731 (69.98%) e a dose de reforço 43.930.017 (20,59%).
Para efeito de comparação, na mesma ordem e no mesmo período já haviam sido vacinados em todo o Estado do Amapá, que tem 877.613 habitantes, com a 1.º dose 517.414 (58,96%), com a 2.ª dose 374.068 (42,62%) e com a dose de reforço 41.435 (4,71%).
Esses números mostram que 70% da população brasileira está completamente imunizada. Até parece que o Amapá não é Brasil. Como pode?
Sem a metade da população imunizada, apenas 42,62% da população tomou a segunda dose, a constatação reflete falta de cuidado de todos aqueles que estão responsáveis pela aplicação da vacina, pois, pela regra, o Amapá recebeu doses de vacinas suficientes para que houvesse, pelo menos, o emparelhamento da estatística nacional, para o caso, com a estatística local.
Não é razoável, não é admissível, a situação em que nos encontramos. Torna-se urgente a recuperação do tempo perdido em propaganda que acaba não contribuindo para a conscientização da população sobre a necessidade de tomar a vacina.
Está óbvio que a propaganda não está dando certo!
Os erros são muitos, inclusive na confusão que os dirigentes fazem querendo se aproveitar de um cargo de mando no sistema de vacinação para fazer propaganda política e alimentar a vontade de se tornar um dos novos eleitos em 2022.
Parem com isso!
Cuidem da população como se fosse a sua família, deixem esse sentimento de oportunismo para depois e assegure o que prometeu quando assumiu o cargo: cuidar para que a população completasse a imunização o mais rápido possível.
Qual a justificativa que podemos apresentar para o Ministério da Saúde pedindo mais doses?
Não conseguimos aplicar aquelas que foram disponibilizadas conforme o cronograma nacional. Não é admissível que o Brasil como um todo tenha 70% da população imunizada e o Estado do Amapá se arraste com pouco mais de 40%. Não há justificativa. O último lugar na relação nacional é declaração de condução errada do processo.
Neste momento os postos de vacinação estão com aglomeração, exatamente o que não se quer para que não haja facilitação para a transmissão do vírus.
Precisamos recuperar o tempo perdido.
Precisamos convencer a necessidade da vacina ou, então, declarar a incompetência para a condução do processo.
Não dá para se conformar com os números que são apresentados.