Josiel Alcolumbre
Jornalista
Pelo menos dois marcos importantes na vida política-administrativa, de gestão, desenvolvimento e entretenimento serão registrados na história do Amapá.
O marco político-administrativo, de gestão e desenvolvimento fica por conta do inicio do lançamento dos cabos de fibra ótica envelopados e fixados no fundo dos grandes rios amazônicos e que levam o sinal de internet para os pontos mais distantes da Região.
Batizado com o nome de Norte Conectado, não é difícil compreender que o projeto é resultado de uma bem-feita articulação do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), quando presidente do Congresso, e que contou com o “concordo” do presidente da República e o atestado de viabilidade dos técnicos.
Os cabos, o navio lançador e todo o apoio técnico já está em Macapá no aguardo das autoridades de Brasília para, no balneário da Fazendinha, participarem hoje, do começo dos serviços que durarão o tempo necessário e deixarão interligados, com qualidade, além de Macapá, os municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre, Alenquer e Santarém, de onde serão irradiados para os municípios contíguos.
O marco do entretenimento fica por conta do programa Faustão na Band que estreia na segunda-feira, dia 17, com a proposta, segundo os especialistas e gurus de televisão, de fazer um ponto de inflexão no conteúdo da televisão brasileira.
A Band, nova emissora do programa do Faustão, está apostando muitas fichas na possibilidade de se transformar na locomotiva da TV brasileiro, quebrando uma hegemonia total e indiscutível de emissoras concorrentes.
A TV Macapá, repetidora da Band para o Estado do Amapá, é o canal que, depois do sucesso da Fórmula 1 em 2021, acredita que outros projetos poderão contribuir para essa revolução nas telinhas.