Projeto tem como objetivo reduzir a demanda represada de procedimentos cirúrgicos devido a pandemia da Covid-19.
O Governo do Amapá está apresentando um novo fluxograma para as cirurgias eletivas, através do Projeto Sanar, iniciado no mês de dezembro de 2021. O projeto tem como objetivo reduzir a demanda represada de procedimentos cirúrgicos, no caso, aquelas programados e não considerados de urgência. Devido a pandemia da Covid-19, mais de 2 mil pacientes estão na fila de espera para realização dessas cirurgias.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com os atendimentos ocorrendo no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). Com a idealização do projeto agora existe uma equipe com médicos cirurgiões, técnicos, enfermeiros e anestesistas, direcionados especificamente para atuar nas ações do programa.
“Trabalhamos durante bastante tempo para implantar o projeto e agora com apoio da gestão estadual conseguimos direcionar leitos e uma equipe para atuar nestas ações de cirurgias eletivas. Com empenho pretendemos triplicar o número de atendimentos mensais, pois, podemos atuar em horários diferentes e também aos sábados, domingos e feriados”, informou o médico e responsável técnico do Projeto Sanar, Tannus Khayat.
No primeiro levantamento realizado pela Sesa, em apenas 14 dias de dezembro, o projeto realizou 31 cirurgias eletivas – esses dados superam todos os demais meses de 2021.
Dentro da programação do projeto os atendimentos priorizam os pacientes que estão há mais tempo na fila e já apresentam o pré-operatório completo. O contato com o paciente é feito, através da Secretaria de Centro Cirúrgico do Hcal.
As metas para 2022 em relação às cirurgias eletivas no Hcal, são diminuir ao máximo o número de pacientes que necessitam dos procedimentos, que 90% são operações de vesícula e hérnia.

O que chamamos de cirurgia eletiva
Uma cirurgia eletiva é simplesmente aquela cirurgia que é planejada com antecedência, sem urgência na maioria dos casos e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente.

Equipe com médico cirurgião, enfermeiro, técnico e anestesista, já realizaram mais de 30 procedimentos cirúrgicos somente durante o mês de dezembro no Hcal. (Foto: José Baía).