Josiel Alcolumbre – Jornalista

Hoje, 22.02.2022 é uma data especial, a última data palíndromo, também conhecida como capicua, deste século. É um dia para encontrar os amigos, se reunir para celebrar o dia e usar o riso como ferramenta para elevar a energia. Um momento para expressar a alegria, entusiasmos e otimismo em relação ao futuro.
Então que aproveitemos essa aura para estabelecer regras gerais e conquistar pontos positivos em todas as partes do cotidiano.
O momento é de decisões importantes, mas que devem ser tomadas com muito zelo, especialmente na política em que as regras vigentes vão abrir a esperada, e ao mesmo tempo, temida “janela” que traz esperança para uns e preocupação para outros.
Lembrar, por exemplo, o que aconteceu em 2020 quando se abriu essa mesma janela para os vereadores. Em Macapá 22 dos, dos 23 dos detentores de mandato na Câmara de Macapá mudaram de partido e alguns deles, acabaram se arrependendo logo depois e outros, depois dos problemas que tiveram que enfrentar para a reeleição.
Agora são os deputados estaduais e deputados federais que terão, a partir do dia 3 de março, a possibilidade de mudar de partido sem a ameaça de perder o mandato.
Mas a análise situacional precisa ser muito bem feita para esses 32 políticos, com mandatos de deputado estadual (24) e de deputado federal (8), para que não venham, em seguida, perceber que o passo dado não foi tão certo ou tão seguro.
Além disso, há as novas regras referentes a número de candidatos por partido ou federação para disputar as eleições de 2022. São nesses momentos de mudanças que cabem as antigas e sempre atais expressões: “refletir é preciso” ou, “quem quer muito traz de casa”.