A data de hoje é carregada de sincretismo devido ao palíndromo da data, 22.02.2022, também conhecido como capicua, especialmente por ser a última deste século. Segundo os que estudam esse assunto, é um dia para encontrar amigos, celebrar e usar o riso para elevar a energia.

ELEIÇÕES 2022
As estimativas para as eleições deste ano de 2022 estão indicando que o número de eleitores aptos a votar deve ficar bem próximo de 560 mil. Em 2018, quando também foram realizadas as eleições para os mesmos cargos deste ano, o eleitorado apto a votar chegou a 511.824.

ABSTENÇÃO
O que vem preocupando partidos e candidatos é a possibilidade real de uma abstenção em torno de 15% – o que equivaleria a repetição da perda de 85 mil votos, como aconteceu nas eleições de 2018. As novas regras se juntam com esse comportamento do eleitor amapaense, o que coloca “minhoca” na cabeça do eleitor.

VOTAÇÃO DE CORTE
Um candidato a deputado estadual que não alcançar 3.500 votos tem grandes possibilidades de ficar fora da disputa por não alcançar a votação de corte para os candidatos, uma exigência legal destas eleições. Para recordar, em 2018 dois candidatos foram eleitos e tomaram posse com uma votação menor.

DEPUTADO FEDERAL
Para deputado federal a votação de corte deve ficar bem próximo de 10 mil votos. Apenas para informar aqueles que vão disputar o cargo de deputado federal pela primeira vez, a deputada Leda Sadala foi a que, com 11.301 votos, se elegeu com a menor votação entre os oitos que, inicialmente, foram exercer o mandato na Câmara Federal, em Brasília.

JANELA
Semana que vem, na terça-feira, dia 3, a janela que permite os detentores de mandato eletivo mudar de partido, sem correr qualquer risco de perda do mandato, que pertence ao partido, será aberta. São esperadas mudanças, entretanto, há uma cautela maior por parte dos deputados (estaduais e federais), no alçar do voo.