Josiel Alcolumbre – Jornalista
Depois de amanhã abre a “janela partidária”, uma autorização legal para que um detentor de mandato, conquistado em eleição proporcional nas eleições de 2018, possa mudar de partido sem incorrer em infidelidade partidária e, assim sem arriscar perda de mandato.
Vale para deputadas e deputados estaduais e federais, que estão no exercício do mandato ou licenciados para assumir cargos noutros poderes.
Até agora as manifestações dos atuais parlamentares pelo Amapá são tímidas, ficando apenas em especulações e na observação para saber quem toma a iniciativa.
O fato é que a probabilidade de mudanças era maior, mas com a definição do STF de manter o Fundo Eleitoral no patamar de 4 bilhões e 900 milhões de reais, os que estão nos partidos com parcela maior do fundo, não têm interesse em mudar, como também mudar por mudar, não é o comportamento dos atuais detentores de mandato.
O mesmo comportamento vem se observando entre os atuais deputados estaduais que se mostram cautelosos para tomar uma decisão dessa envergadura. A Assembleia Legislativa conta com 24 deputados estaduais.
A “janela partidária” vai até o dia 1.º de abril, um dia antes do encerramento da filiação daqueles eleitores que pretendam ser candidatos em 2022.
Outra questão que está freando as iniciativas daqueles que têm interesse em mudar de partido é a possibilidade de seu partido formar federação e, como a federação de partidos é nacional, há de se ter cautela com a medida radical que tomará usando a “janela”.